Você está aqui: Página Inicial > Câmpus Pelotas em parceria com o Setembro Azul

Câmpus Pelotas em parceria com o Setembro Azul

INCLUSÃO

O mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira ganhará destaque nas redes sociais do câmpus
publicado: 26/09/2022 09h20, última modificação: 26/09/2022 10h02

Ao longo da última semana de setembro, as redes sociais do câmpus Pelotas irão expor uma série de vídeos com estudantes surdos da escola, que irão contar um pouco de suas histórias para a comunidade acadêmica. Os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube do câmpus.

No total são sete alunos que irão compartilhar suas identidades com os demais. Além de contarem quem sobre si e o curso que estudam no câmpus, eles irão dividir suas trajetórias e como se impõem na sociedade enquanto surdos.

Confira a programação:

26/09 – Diogo

27/09 – Jean Michel e Daniel

28/09 – Anderson

29/09 – Emanuel e Gustavo

30/09 – Daniel Romeu

O que é o Setembro Azul?

O Setembro Azul é nomeado como o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Essa ação tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o cotidiano dos surdos no contexto político-educativo. O mês é um momento de conscientização e comemoração da conquistas da comunidade surda, já que a data nasceu a partir da luta por direitos.

Em 2009, o Conselho Nacional de Educação publicou o parecer nº 13/2009, que obrigava as escolas de ensino regular a matricular alunos com deficiência, ofertando assim, um atendimento especializado. Entretanto, não havia garantias de que todas as instituições teriam condições de apresentar o suporte necessário para seus estudantes.

No ano de 2011, em Brasília, ocorreu uma manifestação nacional em defesa das escolas bilíngues para surdos, clamando pelo ensino gratuito e de qualidade. A partir desse evento, a comunidade surda ganhou visibilidade, e com ela foi possível que outros estados do país se organizassem para transformar o mês de setembro em um símbolo de luta.