Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos Lato Sensu > Educação Profissional com Habilitação para a Docência

Educação Profissional com Habilitação para a Docência

por Comunicação Social publicado 04/03/2016 15h42, última modificação 16/03/2016 10h59

OBJETIVO GERAL: Propiciar a formação de egressos de diferentes cursos de graduação para atuarem como professores-pesquisadores legalmente habilitados ao exercício da docência na Educação Profissional e Tecnológica. A partir de uma abordagem coletiva, contextualizada em atividades e intervenções no território da própria escola, busca-se aproximar os processos de formação docente da realidade professor-aluno, valorizando as experiências profissionais numa perspectiva que favoreça a percepção de si nas relações do ambiente educacional, qualificando suas possibilidades de participação como agentes na produção de saberes.

PÚBLICO ALVO: O curso destina-se aos portadores de diplomas de curso superior em Engenharia, Direito, Agronomia, Nutrição, Economia, Enfermagem, entre outros, cujas áreas sejam afins aos cursos técnicos de nível médio em que o docente atuará. A certificação em nível de Pós-graduação lato sensu adere à Graduação.

IDENTIFICAÇÃO

• Duração: 18 a 24 meses
  • Carga horária 1030 h/aula

NÚCLEOS DE PESQUISA

• Educação e comunicação: Estuda as relações entre as tecnologias e os processos educativos na sociedade globalizada, focando prioritariamente nas Tecnologias de informação e de comunicação.
  • Ensino e formação de professores: Estuda os processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores, com vistas à produção de uma docência pautada na reflexão sobre a prática e na constitui de um repertório de atuação adequado as novas exigências educacionais.

TRABALHO E EDUCAÇÃO: Estuda as formas de organização do trabalho, as implicações na vida social e suas relações com a educação no quadro contemporâneo.

PRÁTICA PEDAGÓGICA: Devido à especificidade de habilitar para a docência na Educação Profissional, o curso possui carga horária de 400h/aula de prática pedagógica em que se inclui estágio supervisionado.

CATÁLOGO DO CURSO