Você está aqui: Página Inicial > Prazo de inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos é prorrogado até dia 31 de outubro

PROCESSO SELETIVO

Interessados podem realizar a inscrição pelo site até próxima segunda-feira, às 16h
publicado: 28/10/2022 10h25, última modificação: 28/10/2022 10h25

O prazo de inscrição para o processo seletivo de cursos técnicos foi prorrogado. O candidato interessado pode inscrever-ser até o dia 31 de outubro, às 16h. O câmpus Pelotas ressalta que as inscrições devem ser realizadas pelo site do Processo Seletivo. Todos os cursos ofertados são gratuitos, assim como as inscrições. Confira as vagas disponibilizadas na seleção.

>> CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS EDITAIS DO PROCESSO SELETIVO

Provas

Nesta edição, o instituto volta a realizar o processo seletivo em seu formato tradicional, com a aplicação das provas do Vestibular. As provas serão realizadas no dia 27 de novembro, nas cidades dos câmpus com oferta de vagas.

Formas dos cursos

A oferta de vagas do processo seletivo conta com cursos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Confira as características de cada forma:

Integrado: nessa modalidade o curso técnico e o ensino médio são realizados ao mesmo tempo, de forma integrada, no IFSul. Para fazer um curso técnico integrado é preciso ter comprovante de conclusão do ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula.

Concomitante: na forma concomitante, a/o estudante obtém a formação técnica no IFSul. Quem ainda não concluiu o ensino médio, precisará cursá-lo ao mesmo tempo em outra escola. Para se matricular nesses cursos é preciso ter concluído, pelo menos, a primeira série do ensino médio.

Subsequente: já os cursos ofertados na forma subsequente são voltados a quem já concluiu o ensino médio. Para se candidatar a uma vaga nessa modalidade, a/o estudante precisa ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula.

Sistemas de ingresso

Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência da/o candidata/o: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressas/os de escolas públicas. Dentro das cotas para egressas/os de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

IMPORTANTE: As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais, que devem ser lidos com atenção pelas/os candidatos/as no momento da inscrição.

Com informações da Comunicação Social da Reitoria do IFSul