Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 4ª edição do Fifap ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro

4ª edição do Fifap ocorre entre os dias 17 e 20 de outubro

PARTICIPE!

Evento contará com diversas atrações, como oficinas e apresentações em escolas públicas, desfile de rua e espetáculos de danças folclóricas
publicado: 10/10/2019 12h04, última modificação: 10/10/2019 12h05

Entre os dias 17 e 20 de outubro ocorre a 4ª edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (Fifap). O evento contará com diversas atrações, como oficinas e apresentações em escolas públicas, desfile de rua e espetáculos de danças folclóricas. Além dos grupos parceiros da cidade, o festival receberá delegações representantes da Argentina e do Uruguai, assim como Grupos Étnicos de Cultura Alemã e Danças Populares Brasileiras.

Promovido pelo IFSul câmpus Pelotas em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas e da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Conforme os organizadores, o objetivo do evento é compartilhem um pouco da história, arte e cultura de cada grupo, por meio de danças, músicas, trajes e costumes provenientes do folclore de cada lugar de origem.

Simultaneamente às apresentações artísticas, nos dias 17 e 18 os grupos irão ministrar oficinas de danças folclóricas para alunos de escolas públicas da cidade. Além de incentivar a dança, a ação busca causar impacto cultural, possibilitando o contato dos alunos com diversas culturas e histórias.

Grupo anfitrião

Abambaé Cia de Danças Brasileiras é composta por integrantes de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Por acreditar em Pelotas como um espaço especial para o desenvolvimento de uma proposta inovadora, por conta de sua história, importância e projeção cultural, o grupo escolheu a cidade para fixar raízes.

Atualmente, a Abambaé conta com o apoio do Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas (Nufolk). Em parceria, desenvolvem o trabalho de preparação corporal para a execução do repertório das danças nacionais e o suporte na área de pesquisa no campo do folclore e das artes populares brasileiras.

Com apresentações em mais de 20 cidades gaúchas e estrangeiras, o grupo busca vivenciar a cultura brasileira de modo mais amplo, realizando um trabalho qualificado, sério e comprometido.

Grupos convidados

Ballet Folklórico Latinoamericano "Santiago del Estero" Argentina

Desde a sua fundação, o grupo realiza um trabalho importante de difusão das expressões populares dançantes da América Latina. Atuando como embaixador cultural de sua Província e de seu país, participa de diversos festivais mundiais e já recebeu diversas distinções e prêmios pela difusão cultural.

Escuela de Danzas Rumbo Norte

Com oito anos de trabalho para crianças, jovens e adultos da sociedade de Tacuarembó, a escola conta hoje com mais de 90 pessoas e tem representado o Uruguai em diversos festivais mundiais de folclore. Seu objetivo é resgatar e fomentar as tradições por meio da dança, valorizando a identidade cultural.

Grupo de danças FURB

Composto por atividades de produção artística, o grupo é aberto aos acadêmicos e servidores da FURB e divido em quatro vertentes: Alemãs, Urbanas, Salão e Contemporânea. O Grupo de Danças Alemãs, fundado em 1994, é o pioneiro entre eles e tem destaque no cenário nacional.

Grupo de Danças Populares da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos

O grupo faz parte do Programa Dançando na Escola, da Secretaria de Educação, que tem como objetivo levar a arte e a dança para os alunos da rede pública. Em julho deste ano, o grupo conquistou mais um título na primeira noite das Mostras Competitivas do 37º Festival de Dança de Joinville.

Grupos parceiros

Rancho do Centro Português de Pelotas

Criado em janeiro de 1986, a fim de difundir as principais danças folclóricas lusitanas, o grupo reúne jovens e adultos que cultuam as tradições por meio da dança e da música. As apresentações mantêm a música e o figurino tradicionais de cada região de Portugal.

Odara - Centro de Ação Social, Cultural e Educacional

O grupo busca manter ativas as manifestações da ancestralidade africana na cultura brasileira, especialmente na cidade de Pelotas.

Anisah Danças Árabes

Idealizado pela bailarina Anisah Bellydancer, pelotense que atua profissionalmente no Oriente Médio, o grupo surgiu com o desejo de trazer para Pelotas um pouco da sua experiência com a dança oriental e o folclore Árabe. Apesar da dança do ventre ser a forma mais conhecida, o folclore Árabe é muito rico e cada região possui suas próprias danças típicas.

Invernada Artística do CTG Carreteiros do Sul

O CTG foi fundado em abril de 1966 por alunos da então Escola Técnica de Pelotas, atual IFSul. Desde 2005, o Carreteiros passou a organizar suas atividades em quatro departamentos: artístico, cultural, esportivo e campeiro. As atividades artísticas são desenvolvidas em diferentes categorias, dividas por idade. Na dança, as faixas etárias são divididas nas invernadas mirim (crianças de até 13 anos), juvenil (adolescentes entre 13 e 17 anos), adulta (a partir dos 17 anos) e xirú (a partir dos 32 anos).

registrado em: ,