Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do TSI desenvolve sistema para doação de sangue

Aluno do TSI desenvolve sistema para doação de sangue

TCC

Site já conta com perfil para doadores, receptores e empresas
publicado: 08/06/2018 17h42, última modificação: 08/06/2018 18h45

Desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso nem sempre é uma tarefa fácil, mas quando se tem um foco estabelecido, tudo se torna mais tranquilo. Foi o que ocorreu com Francisco de Freitas, estudante do 5º semestre do curso Tecnologia em Sistemas para Internet, que desde o terceiro semestre vem trabalhando a ideia de fazer algo pela sociedade através do seu TCC. Ele desenvolveu um sistema Web para doadores de sangue.

Batizado inicialmente de Blood Donation System, o site foi elaborado inspirado em outros sistemas similares, porém, o atual “Sociedade pelo Sangue” ou “Socilogue” conta com um diferencial: além do espaço para o doador inserir seus dados, como data da última coleta e histórico de doenças; quem precisa de doação também pode fazer seu cadastro e entrar em contato com possíveis doadores.

Também será possível às empresas criarem perfis e acompanharem o histórico de doações de seus funcionários, podendo ainda participar do ranking das empresas que mais fazem doações.

“Através desse projeto, eu viso, de alguma forma, mudar a vida das pessoas. Não quero ser apenas um programador, quero ajudar a sociedade”, conta Francisco que pensa em, futuramente, criar uma startup com base no Socilogue, podendo ter como fonte de renda um projeto social.

O trabalho foi orientado pelo professor André Caruzo e coorientado pela professora Adriane Ramires. Francisco recebeu apoio também das professoras Marla Sopeña e Márcia Zechlinski, e, para desenvolver o design atual, que tem uma proposta inclusiva, contou com a contribuição da colega Brenda Lemons, aluna do bacharelado em Design e da namorada, Luiza Natale.

Outro diferencial do projeto está na plataforma, que consistirá apenas no site. Segundo o estudante, o objetivo é evitar aplicativos pesados nos aparelhos que utilizam a tecnologia mobile e facilitar o acesso dos usuários, bem como o cadastro de interessados. Também serão criadas uma página no Facebook e uma conta no Twitter para divulgação do site.

Nesta quarta (6), Francisco esteve em reunião com o prefeito em exercício, Idemar Barz, e com o diretor técnico da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Nataniel Vieira, para apresentar o projeto. A próxima etapa será alinhar a proposta junto a Secretaria de Saúde (SMS) e o Hemopel, que terão a oportunidade de utilizar a plataforma, gratuitamente, depois que o desenvolvimento for finalizado.

registrado em: , ,