Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da engenharia elétrica são premiados em evento da Furg

Alunos da engenharia elétrica são premiados em evento da Furg

PESQUISA

Jéssica Gantes Cordeiro e Genaro Bessa Ceppo receberam o Prêmio Destaque com trabalho sobre implementação de sistemas fotovoltaicos para zona rural
publicado: 03/12/2018 16h00, última modificação: 03/12/2018 16h00

Com a proposta de apresentar alternativas estratégicas de geração de energia para moradores da zona rural de Rio Grande, os estudantes de engenharia elétrica do câmpus Pelotas, Jéssica Gantes Cordeiro e Genaro Bessa Ceppo, receberam o Prêmio Destaque na área de Engenharias, da 17ª Mostra da Produção Universitária, promovida pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O estudo, desenvolvido na disciplina de Tópicos Especiais em Eletrotécnica, realizou uma análise técnica e financeira, a fim de verificar a viabilidade para implementação de sistemas fotovoltaicos (SFVs), conectados a rede elétrica (on-grid) e os isolados da rede elétrica (off-grid) no município.

Justamente por não se tratar de um estudo científico, a autora do projeto afirma que os resultados foram melhores do que imaginava.

“Eu fiquei muito surpresa, pois esse foi um trabalho pensado apenas para cumprir um objetivo de uma disciplina e acabou ganhando uma outra dimensão”, conta Jessica.

E não é a primeira vez que a parceria com o colega Genaro Bessa obteve sucesso. A dupla também foi elogiada durante o 27º Congresso de Iniciação Científica, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o projeto Aproveitamento Eólico: Análise de viabilidade técnico-econômica de parque eólico no Balneário de Pontal do Sul.

O professor Roberto Tomedi Sacco, orientador dos dois projetos, acredita que o reconhecimento recebido por seus alunos se deve à aplicação de um estudo voltado para uma situação real e do espírito inovador dos estudantes.

“O mais admirável é que a iniciativa partiu deles. Geralmente os alunos são receosos em se expor, mas eles não tiveram receio, não se limitaram ao que foi visto em sala de aula e foram bem-sucedidos”, afirmou o orientador, que considera esse o melhor feedback que um professor pode receber.

“É uma satisfação enorme. É uma forma de retorno para sabermos que estamos no caminho certo no que a disciplina se propõe. Não tem retorno melhor que esse”, comemora.