Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos da Mecânica desenvolvem equipamento com materiais adquiridos no próprio curso

DESTAQUE

Carbonizador de casca de arroz foi doado ao câmpus CaVG para auxiliar na produção de substratos para germinação de sementes
publicado: 05/04/2019 16h06, última modificação: 08/07/2019 10h34

Além de aliar teoria e prática, um projeto desenvolvido por alunos do curso técnico em mecânica do câmpus Pelotas mostrou que, com planejamento, criatividade e custo (quase) zero, é possível tirar do papel ideias que podem realmente fazer a diferença. Desenvolvido no ano passado, o carbonizador de casca de arroz, criado a partir de materiais e peças existentes no próprio curso, foi doado ao câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) e agora será utilizado para a produção de substratos no curso técnico em agropecuária e no superior de viticultura e enologia daquela unidade.

O equipamento começou a ser desenvolvido no primeiro semestre de 2018, como trabalho de conclusão de curso dos estudantes Luís Miguel Rosa Goulart, Matheus de Oliveira Fredo e Nicolas Jordon Almeida Soares. No semestre seguinte, tornou-se objeto de pesquisa do estudante Jonatan Priebe Gehrke, que aplicou melhorias ao projeto original, permitindo uma diminuição no tempo de queima e mais segurança para o operador.

Produzido com chapas finas de aço comum, uma estrutura metálica já existente no pavilhão do curso técnico em mecânica; rodízios; um tonel de 200 litros cedido pelo CaVG; entre outras peças; o carbonizador irá reduzir os custos envolvidos na compra de substratos industrializados, aproveitando o fato de que o câmpus CaVG já recebe doações de cascas de arroz, que são consideradas um bom substrato para germinação de sementes e são geralmente utilizadas em jardins, melhorando a drenagem e aeração do solo, promovendo melhor retenção da água e acelerando o enraizamento, além de ser um excelente repelente de lesmas e caracóis.

“É extremamente gratificante ver os alunos se envolvendo com causas que vão além da sala de aula. Eles poderiam optar por algo mais simples dentro do próprio curso técnico em mecânica, mas foram além e agora o fruto desse trabalho vai poder beneficiar um câmpus próximo”, avalia a professora Luiza Schwartz Dias, que participou na orientação do projeto nas duas etapas.

Além da professora Luiza, trabalharam na orientação o professor Márcio Waltzer Timm, como orientador na primeira etapa, e o professor Marcos Saalfeld da Silva, como coorientador na fase de melhorias. O projeto contou ainda com o auxílio das professoras Elisabeth Stumpf e Elisane Schwartz, ambas do câmpus CaVG. Conforme os orientadores, a colaboração dos demais docentes do curso técnico em mecânica foi de fundamental importância para o conquista dos objetivos alcançados.

Redação: Marcela Oliveira