Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de escolas estaduais afetados pela greve terão matrículas aceitas

Alunos de escolas estaduais afetados pela greve terão matrículas aceitas

VESTIBULAR DE VERÃO 2018

Aprovados deverão apresentar atestado da escola de origem com informações que comprovem a situação
publicado: 18/01/2018 10h35, última modificação: 18/01/2018 10h35

Estudantes de escolas estaduais que entraram em greve no ano passado e que foram aprovados no Vestibular de Verão 2018 poderão fazer normalmente suas matrículas no IFSul. Uma medida em caráter excepcional, adotada pelo instituto federal, autoriza a realização do procedimento a alunos nesta situação, sem a necessidade de apresentação do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Para efetuar a matrícula, o estudante deve solicitar a sua escola de origem um atestado onde constem as seguintes informações: atestado de que o aluno seja provável concluinte no ano letivo de 2017; data da provável conclusão; turno em que estuda, visando a não ocorrência de colisão de horários entre os cursos; e se a referida escola teve, de fato, suas atividades paralisadas em razão do movimento paredista.

A medida foi formalizada por meio de ofício enviado ao Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS – Sindicato) no dia 4 de dezembro de 2017, em atenção aos estudantes e em reconhecimento ao movimento de paralisação dos professores da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Segundo o Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) do IFSul/câmpus Pelotas, desde a última terça-feira, 16 de janeiro, quando tiveram início as matrículas para os aprovados em primeira chamada no vestibular, foram registrados vários casos de estudantes prejudicados pela greve das escolas estaduais e que não puderam oficializar sua matrícula, pois ainda não tinham encerrado suas aulas e, consequentemente, não portavam o certificado de conclusão de curso.

“Para estes estudantes, demos até o dia 23 de janeiro, terça-feira, para que eles voltem e tragam o atestado da escola de origem, com todas as informações solicitadas pelo IFSul, para, enfim, efetuar a matrícula”, informou Alexsandro Alcântara Borges, titular do Dera.

No entanto, Borges reforçou que a matrícula no IFSul está condicionada à apresentação do certificado de conclusão do curso realizado na escola de origem, que deve ser feita até o primeiro semestre de 2018. Caso isso não ocorra, o estudante será desligado e perderá qualquer direito sobre o curso.

No câmpus Pelotas, conforme cronograma estabelecido pelo Dera, o período de matrículas para os aprovados em primeira chamada vai até terça-feira, 23 de janeiro. As datas estão organizadas por modalidade de curso escolhida (integrado ou concomitante/subsequente) e formas de acesso (universal ou cotas). Confira: