Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos de Telecomunicações participam de curso sobre fibras ópticas

Alunos de Telecomunicações participam de curso sobre fibras ópticas

TECNOLOGIA

Atividade foi destinada a formandos matriculados na disciplina de Sistemas Ópticos de Telecomunicações
publicado: 09/06/2017 12h38, última modificação: 09/06/2017 13h10

Os formandos do curso técnico em Telecomunicações, matriculados na disciplina de Sistemas Ópticos de Telecomunicações, participaram de um curso gratuito sobre fibras ópticas, ministrado pela empresa Sinos Telecomunicações, de Novo Hamburgo. O objetivo da atividade foi proporcionar aos estudantes um contato mais próximo com o que há de mais atual na área de cabos ópticos. Segundo os organizadores, foi dada ênfase à prática de emendas e testes em fibras ópticas, utilizando equipamentos específicos de última geração.

O curso foi realizado nos dias 1 e 8 de junho e comandado pelo gerente de manutenção da Sinos, Leonardo Costa. A capacitação gratuita, oferecida aos alunos neste segmento, só foi possível graças à parceria firmada entre o curso técnico em Telecomunicações e a empresa da Região Metropolitana.

“A Telecomunicações já tem projeto para a implantação de um laboratório de fibras ópticas desde 2013, porém, ainda não fomos contemplados com os recursos necessários. Por isso, a necessidade dessa parceria”, explica Paulo Motta, professor responsável pela disciplina de Sistemas Ópticos de Telecomunicações. Ele e o professor Paulo Morales, coordenador pedagógico da Telecomunicações, foram os responsáveis pela idealização e implementação do curso destinado aos formandos.

Motta comenta que, durante a capacitação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de cabos ópticos, saber sobre sua identificação e nomenclaturas; além de poderem atuar na preparação de cabos e no manuseio de equipamentos, efetuando emendas e testando o resultado, com o uso de aparelhos de última geração – muito provavelmente os que serão utilizados por estes futuros técnicos no mundo do trabalho.

Outra boa notícia, conforme o professor, é que a empresa Sinos Telecomunicações demonstrou interesse em selecionar alunos para uma possível contratação, o que deverá ocorrer em breve, adianta.