Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do câmpus Pelotas recebem premiação

Alunos do câmpus Pelotas recebem premiação

OLIMPÍADAS DE FÍSICA

Cerimônia foi realizada no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publicado: 07/05/2019 17h19, última modificação: 07/05/2019 17h19

O câmpus Pelotas do IFSul foi um dos destaques da cerimônia de premiação da edição 2018 das Olimpíadas Brasileira de Física (OBF), Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), e Gaúcha de Física (OGF). O evento foi realizado no dia 3 de maio, no anfiteatro Antônio Cabral, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em sua melhor participação na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), o câmpus Pelotas encerrou a edição 2018 da competição com duas medalhas – uma a mais que no ano passado. A prata e o bronze vieram, respectivamente, com os estudantes Bruno Fernandes e George Borba, ambos do curso técnico em eletrônica.

Até então, o melhor resultado da história do câmpus Pelotas e da cidade havia sido o bronze de 2017, conquistado pelo aluno Lucas Al Alam, também do curso técnico em eletrônica. Foi a primeira medalha da unidade nesta competição e a segunda do IFSul – em 2015, a estudante Luisa Alves Escosteguy, do câmpus Santana do Livramento, levou o bronze.

Dono da prata em sua primeira participação na Obfep, Bruno Fernandes foi, também no ano passado, o único gaúcho medalhista na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), competição que reuniu mais de 200 mil estudantes de todo o país, de escolas públicas e privadas, do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Na oportunidade, ele atingiu a marca de 77,78 pontos na segunda e última fase da ONC e ficou com a prata.

Aliás, Bruno teve um 2018 especial. Premiado em todas as competições em que disputou pela primeira vez, ele foi ouro na Tubarão de Matemática, prata no Canguru Matemático, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e mérito na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual.

Já George Borba, bronze na Obfep 2018, contabilizou, no ano passado, uma prata na Olimpíada Gaúcha de Física (OGF), mérito no Canguru Matemático e menção honrosa na Obmep. Ele está no último semestre do curso técnico e está se preparando para o vestibular.

Bicampeão

Aluno do sétimo semestre do curso técnico em eletrônica, Luiz Eduardo Richardt de Azevedo é bicampeão da Olimpíada Gaúcha de Física (OGF). Ele somou 70 pontos de 80 possíveis e obteve a maior nota do estado nesta fase, ficando com a medalha de ouro.

Apesar de ter tido um desempenho um pouco melhor em 2017, quando fez 75 pontos de um total de 80, Luiz Eduardo afirma que a OGF, para ele, não é mais uma novidade e considerou a prova de 2018 “bem tranquila”.

registrado em: , ,