Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aniversário de dez anos da Engenharia Elétrica será marcado por diversas atividades

Nova marca do curso está entre as novidades
publicado: 18/09/2017 17h35, última modificação: 18/09/2017 17h35

Em comemoração aos dez anos da Engenharia Elétrica no câmpus Pelotas, a coordenadoria do curso está preparando algumas atrações. Dentre elas, a Semana Acadêmica, que será realizada entre os dias 23 e 27 de outubro e contará em sua programação com diversas palestras e minicursos. A lista com todas as atividades do evento ainda está sendo elaborada pelo Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica (DAEE), mas o que se pode adiantar é que, no último dia, será realizada uma mesa-redonda com os egressos do curso, que compartilharão suas experiências na iniciação ao mercado de trabalho com os estudantes.

Essas experiências também serão contadas em um yearbook, que está sendo construído e também será disponibilizado na semana acadêmica. Além disso, a coordenadoria do curso está produzindo um painel com uma linha do tempo, que contará a história da Engenharia Elétrica na instituição e ficará fixado no corredor do curso.

Para marcar a comemoração dos dez anos, que chegaram acompanhados do reconhecimento de um trabalho bem estruturado, foi elaborado, em parceria com o Design, uma nova marca para o curso.

O trabalho foi produzido pelos estudantes: Elias Lopes, Luísa Gielow, Nathalia Fick e Sandro Peres, dentro da disciplina de “Design de Identidade Visual”, sob orientação dos professores Ruth Lerm e Hector Gomes.

De acordo com o professor Hector Gomes, o trabalho foi uma ajuda mútua. “Eles precisavam de uma nova marca e nós de um cliente, pois buscamos oferecer essa realidade aos nossos alunos, para que sintam a proximidade com o mercado. Este foi um grupo que interagiu muito bem com o cliente, realizando reuniões semanais, de forma que praticamente não precisamos fazer interferências”, avalia.

Ainda segundo o orientador da equipe, a marca foi pensada de forma que representasse um curso que está passando por uma fase de atualização. Uma representação moderna e tecnológica, mas sem fugir do tradicional. “O propósito da equipe foi renovar a marca, realizando uma transição suave. Não tínhamos a intenção de uma quebra de paradigmas”, justifica.

O chefe do Departamento de Ensino de Graduação e Pós-graduação, professor Julio Ruzicki, afirma que a ideia de se criar uma nova marca caracteriza o processo de renovação pelo qual o curso de Engenharia Elétrica está passando.

“Este tem sido um ano marcante. São dez anos. Estamos estudando a reformulação da nossa grade curricular, para manter o curso sempre em evolução. Para a semana acadêmica está sendo preparada uma programação especial, a fim de marcar este período”, ressalta.

Reconhecimento

Em recente avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante, da editora Abril, o curso de Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas ganhou o Selo de Qualidade Melhores Universidades de 2017. A graduação obteve três estrelas e estará na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir de 16 de outubro.

Com um corpo docente composto, em sua grande maioria, por mestres e doutores, o curso, atualmente, é o 5º melhor do país, segundo avaliação baseada no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Já no Rio Grande do Sul está entre os três melhores.