Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Associação Atlética promove atividades esportivas para integrar estudantes da graduação

INICIATIVA

Ações contam ainda com campanhas para a comunidade, como doação de sangue, alimentos e agasalhos
publicado: 04/09/2019 10h28, última modificação: 04/09/2019 10h28

Com o objetivo de estimular a integração entre alunos dos cursos de graduação, a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias (A.A.A.E. IFSUL) promove atividades esportivas, possibilitando um momento de descontração fora da sala de aula. Além de incentivar o esporte e a interação, os Gorilas, como são conhecidos os membros da associação, promovem também ações para a comunidade, como campanhas de doação de sangue, alimentos e agasalhos.

Para os alunos, a Atlética representa uma alternativa para aliviar a pressão estabelecida durante os semestres e incentiva a participação nas atividades do curso. “O movimento traz para os alunos o sentimento de pertencimento e orgulho de seus cursos e da instituição”, destaca Gabriela Oliveira, estudante da engenharia química e diretora de eventos da associação.

Apesar de carregar o nome dos cursos de engenharia, a Atlética representa atualmente todos os cursos superiores da instituição. Organizando equipes competitivas em modalidades como futsal, basquete e vôlei, os Gorilas representam o IFSul em diversos eventos esportivos. Hoje, os times de futsal masculino e feminino estão participando da Liga Pelotense Universitária de Futsal (LPU). A competição ocorre no ginásio DC Esportes, aos sábados pela manhã, e será disputada por 18 atléticas no masculino e seis no feminino. O campeonato será transmitido pelo YouTube e Facebook da Gorila TV e o apoio da comunidade é fundamental para o desempenho do time.

Para os alunos que não têm interesse pelo esporte físico, a Atlética também realiza atividades para o exercício da mente, como o Poker. No último sábado de agosto (31), os estudantes iniciaram o primeiro torneio do esporte, que tem previsão para se estender até o dia 9 de novembro. A primeira etapa contou com dez participantes, e os organizadores do evento estão otimistas para as próximas rodadas.

A ideia da Atlética surgiu no final de 2015, após uma aluna do curso de engenharia química participou de um evento esportivo universitário, que na época reunia cerca de 60 atléticas dos três estados do Sul. Motivados pelo desejo de que as engenharias do IFSul também estivessem representadas no meio esportivo, a decisão de fundar a associação veio em meio a uma reunião do Diretório Acadêmico (DA). Apesar de carregar o nome das engenharias, atualmente a atlética representa todos os cursos superiores da instituição.

Hoje, a diretoria é composta por dez alunos dos cursos superiores, que se dividem em diferentes funções. As atividades são abertas ao público de graduação da instituição, e para participar basta entrar em contato com os diretores pelas redes sociais da Atlética.

registrado em: ,