Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atividades conjuntas marcam dez anos da parceria entre IFSul e instituições colombianas

PESQUISA

No decênio da parceria interinstitucional, programa de pós-graduação em Educação do câmpus Pelotas fortalece vínculos com universidades conveniadas
publicado: 09/03/2018 18h53, última modificação: 09/03/2018 18h53

Uma parceria que completou dez anos entre o IFSul e instituições colombianas continua trazendo frutos para o desenvolvimento da pesquisa em educação no instituto. Somando-se a uma ampla trajetória de mobilidade docente e discente, além da realização de projetos interinstitucionais, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) do câmpus Pelotas marcou presença, mais uma vez, em atividades da Universidad de Antioquia e da Universidad de San BuenaVentura.

Neste mês, a aula inaugural dos programas de pós-graduação em Educação das duas instituições colombianas foi realizada pela docente e pesquisadora do IFSul, Cynthia Farina, que também conduziu a abertura do 15º Seminário de Educação Artística da Universidad de San BuenaVentura e ministrou o “Seminario Estética e investigación” dentro dos dois programas.

Dez anos de parceria com instituições colombianas

A parceria entre o IFSul e as duas instituições começou em 2007, com o interesse da Universidade de Antioquia nas atividades realizadas pelo grupo de pesquisa “Educação e Contemporaneidade: experimentações com artes e filosofia”, liderado pela professora Cynthia Farina. Em seguida, a Universidade de San Buenaventura também mostrou seu interesse na parceria, que se consolidou, criando uma constante troca de conhecimentos e experiências.

“Recebemos, anualmente, professores e estudantes destas instituições, como também enviamos nossos estudantes e professores do PPGEDU-MPET”, comenta a pesquisadora, destacando a extensão da mobilidade docente e discente entre os dois países.

Para marcar o decênio, Cynthia comenta que os três grupos de pesquisa envolvidos – Experimenta, do IFSul; Educación Corporal, da UdeA; e Estudios interdisciplinares en educación, da USB – planejam publicar um livro na Colômbia com pesquisas desenvolvidas e desenvolver outra publicação aqui no Brasil.

Saiba mais – Além da parceria estabelecida com as instituições colombianas, o IFSul possui convênios internacionais para o desenvolvimento de pesquisas, projetos e outras ações de interesse comum com instituições do Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal e Uruguai.

registrado em: ,