Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atividades do programa de formação de gestores educacionais serão retomadas em outubro

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Ações contam com a participação de diretores e coordenadores de curso e de área física do câmpus Pelotas
publicado: 26/09/2019 15h09, última modificação: 26/09/2019 15h09

Está previsto para o final de outubro o retorno das reuniões sistemáticas com diretores e coordenadores de curso e de área física do câmpus Pelotas. Os encontros fazem parte das atividades do programa de formação de gestores educacionais, promovido pelo Departamento de Aprendizagem, Permanência e Êxito (Deape) da unidade.

Até o momento, foram realizadas duas reuniões, ambas em setembro. O cronograma contou com atividades formativas, nas quais os gestores educacionais puderam participar de palestras e discussões acerca das perspectivas e desafios presentes na educação pública, sobretudo na profissional e tecnológica; e questões relacionadas à permanência e êxito de estudantes.

No último encontro, no dia 18 de setembro, foram apresentados os indicadores preliminares de permanência e êxito dos cursos técnicos de nível médio do câmpus Pelotas. E é com base nesse estudo que os gestores educacionais irão se debruçar para estudar e organizar o planejamento de oferta de vagas para a unidade.

“Por isso, retomaremos as atividades formativas do programa somente no final de outubro”, reforça a titular do Deape, Márcia Miller.

Programa

O programa de formação de gestores educacionais é constituído por um fórum permanente de estudos e debates relacionados à área da educação, visando à permanência e êxito dos estudantes. O objetivo é promover o aperfeiçoamento e desencadear um processo permanente de formação continuada, com foco na problematização de contextos intra e extrainstitucionais, mediados por balizadores legais, político-pedagógicos e administrativos.

O programa também busca instrumentalizar gestores de cursos e áreas à respeito das normas e rotinas acadêmicas, em conformidade com indicadores e documentos regulatórios internos e externos.

“É importante consolidar os princípios fundamentais da gestão de ensino do câmpus a partir do ajuste de competências e atribuições das diferentes esferas de ensino” destaca Márcia.

Outra preocupação é fomentar a reflexão dos princípios epistemológicos, filosóficos, éticos e políticos expressos no Projeto Político Institucional (PPI) do IFSul, visando sua transposição cotidiana no âmbito dos processos de gestão educacional.