Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas completa 76 anos

Câmpus Pelotas completa 76 anos

FESTIVIDADES

Aniversário foi celebrado nesta sexta-feira (11) junto à comunidade acadêmica, com bolo e o tradicional “Parabéns a você”
publicado: 10/10/2019 16h51, última modificação: 11/10/2019 18h55

Maior unidade de ensino do IFSul com cerca de seis mil alunos, o câmpus Pelotas comemorou nesta sexta-feira (11) seu aniversário de 76 anos. A data foi celebrada junto a servidores, funcionários terceirizados, estagiários e estudantes, que estiveram reunidos no saguão da escola para o tradicional “Parabéns a você”. Cerca de três mil pedaços de bolo foram distribuídos ao público presente.

Desde o início desta semana, várias atividades alusivas vêm sendo realizadas no câmpus. Além da Prata da Casa, mostra de arte e cultura que vai até 31 deste mês e traz produções em diferentes categorias, como música, teatro, dança, performance, artes visuais, poesia e artesanato; na quarta-feira (9), a comissão organizadora promoveu o Chá dos Aposentados, que contou com homenagens a servidores que encerraram suas atividades nos últimos 12 meses.

“Outubro é muito especial para nós. Nos faz olhar para trás, para esta história tão rica que a nossa instituição construiu, com muito empenho e amor pela educação, refletir sobre tudo isso e projetar um futuro ainda mais promissor”, ressaltou o diretor-geral Carlos Corrêa.

O câmpus Pelotas conta com cerca de seis mil alunos, 30 cursos de nível médio/técnico, graduação e pós-graduação e 850 colaboradores, entre servidores, funcionários terceirizados e estagiários. Ao longo desta jornada de 76 anos, a instituição impressiona não só pelos números, mas também pelas trajetórias de vidas transformadas por meio da educação.

A unidade de ensino construiu sua história alicerçada na educação pública, gratuita e de qualidade, como pilar para a formação cidadã. Em mais de sete décadas de serviços prestados, tornou-se referência e conquistou posição de destaque no cenário educacional.

Com diversos projetos reconhecidos e premiados nas mais importantes feiras e mostras tecnológicas do país e do exterior, tem focado seus esforços principalmente na pesquisa aplicada, como forma de desenvolver soluções criativas para problemas reais da sociedade.

“É uma honra fazer parte desta instituição, que há 76 anos forma, com excelência, profissionais altamente qualificados para o mundo do trabalho e para a vida”, finalizou Corrêa.

História

Sucessora da Escola de Artes e Officios, a Escola Técnica de Pelotas (ETP) foi criada através do Decreto-lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942, subscrito pelo presidente Getúlio Vargas e pelo ministro da Educação, Gustavo Capanena, e federalizada em 11 de outubro de 1943.

Começou suas atividades com cursos de curta duração (ciclos). Neste primeiro ciclo do ensino industrial, os cursos estabelecidos foram de Forja, Serralheria, Fundição, Mecânica de Automóveis, Máquinas e Instalações Elétricas, Aparelhos Elétricos, Telecomunicações, Carpintaria, Artes do Couro, Marcenaria, Alfaiataria, Tipografia e Encadernação.

Em 1959, a ETP transformou-se em uma autarquia federal e foi renomeada como Escola Técnica Federal de Pelotas, a ETFPel, em 1965. Em 1994, o Ministério da Educação (MEC) encaminhou ao Congresso Nacional a proposta de um Sistema Federal de Educação, onde todas as escolas técnicas federais seriam transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). A ETFPel deu origem ao Cefet/RS em 1999.

Já no dia 29 de dezembro de 2008, a lei nº 11892 foi sancionada no país e criou os institutos federais. Com isso, o Cefet/RS deu lugar ao atual IFSul, composto por 14 câmpus, implantados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, entre eles, o câmpus Pelotas.