Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas completa 77 anos neste domingo (11)

Notícias

Câmpus Pelotas completa 77 anos neste domingo (11)

ANIVERSÁRIO

Em vídeo, reitor Flávio Nunes e o diretor-geral Carlos Corrêa prestaram suas homenagens à unidade de ensino
publicado: 10/10/2020 22h39, última modificação: 11/10/2020 00h54

Neste domingo (11), o câmpus Pelotas completa 77 anos. Por conta da grave pandemia que assola o mundo e as diversas restrições impostas por ela, o tradicional “Parabéns a você”, a tão aguardada distribuição de bolo no saguão da escola e os eventos comemorativos realizados ao longo de outubro ficarão para uma outra ocasião.

“Motivos não faltam para celebrar nossos 77 anos, mas, infelizmente, não vamos ter aqueles momentos especiais que caracterizam a semana de aniversário do nosso câmpus. A pandemia acabou por inviabilizar essas atividades, que proporcionam a aproximação e a confraternização da nossa comunidade. A nossa maior preocupação nesse momento tem que ser com a segurança das pessoas”, lamentou o diretor-geral Carlos Corrêa em vídeo gravado especialmente para a data.

>> ASSISTA AO VÍDEO

Apesar da frustração, o dirigente fez questão de ressaltar a trajetória de sucesso da instituição de ensino, cujo objetivo principal é a oferta de educação profissional de excelência, tendo como base uma educação inclusiva e o desenvolvimento social de todos. Dentre as conquistas, ele citou a recente aprovação do curso de doutorado profissional em educação e tecnologia, o primeiro do IFSul e o terceiro da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o importante papel de servidores e alunos em diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão, que colocam o câmpus em posição de destaque no cenário educacional.

Também no vídeo, o diretor-geral lembrou que, mesmo com a suspensão das atividades presencial desde o dia 16 de março, o câmpus Pelotas não cruzou os braços. Segundo ele, a maior unidade de ensino do IFSul esteve (e está) envolvida em uma série de atividades, como as ações solidárias e de combate à pandemia e os processos de implantação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que serão executadas já a partir de 26 de outubro, e de inclusão digital, visando a participação de um maior número de estudantes nesta modalidade de ensino remoto e emergencial.

“Por fim, reforço os votos de feliz aniversário para todos nós, servidores e estudantes, pela passagem dos 77 anos da nossa escola. E tenhamos fé que, muito em breve, estaremos juntos, de forma presencial, nesta nossa segunda casa, que é o IFSul câmpus Pelotas”, finalizou.

Atualmente, o câmpus Pelotas conta com mais de 6 mil alunos em cursos de ensino médio/técnico, graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, e cerca de 800 servidores, entre professores, técnico-administrativos, funcionários terceirizados e estagiários.

Fala, reitor

O reitor do IFSul, Flávio Nunes, também gravou um vídeo para prestar sua homenagem aos 77 anos do câmpus Pelotas. Ao parabenizar a tradicional unidade de ensino, ele destacou que, apesar das mudanças de nomenclatura ao longo dos anos – ETP, ETFPel e Cefet/RS -, a unidade de ensino jamais perdeu sua essência, de ser uma instituição que oferta educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade, “reconhecida e referendada pela sociedade”.

>> ASSISTA AO VÍDEO

“Ao longo deste período, milhares e milhares de pessoas construíram as suas profissões junto aos nossos cursos e hoje estão espalhadas pelo estado, pelo país e pelo mundo”, disse o reitor, que atribuiu essa trajetória bem-sucedida ao trabalho de muitos servidores no decorrer dessas quase oito décadas e também aos atuais, pela continuidade na missão de levar uma educação transformadora aos estudantes.

“Este período da pandemia tem nos trazido muitas tristezas, muitas dores, muitos desafios. Por isso, é necessário que nestes momentos importantes possamos nos alegrar e festejar, e o aniversário de 77 anos do câmpus Pelotas é o momento para isso. Vida longa ao câmpus Pelotas”, desejou o reitor, que finalizou seu vídeo mandando um abraço virtual a toda comunidade acadêmica do câmpus.

Poema

Na edição deste final de semana do jornal Diário Popular, o câmpus Pelotas ganhou uma homenagem pra lá de especial. Ela veio em forma de versos repletos de saudosismo e paixão, escritos por um dos servidores mais antigos em atividade na instituição, o técnico-administrativo Paulo Eugênio Milan Castro, que atualmente está lotado na biblioteca da unidade de ensino.

Com o título “ETP-ETFP-ETFPel-CEFET-IFSUL-77 anos”, o poema destaca a torre do relógio, referência por muitos anos para os pelotenses; o papel da instituição em transformar vidas por meio da educação, exportando profissionais talentosos para os quatro cantos do Brasil e do mundo; e é encerrado com a mais pura descrição de um sentimento muito comum a quem fez parte desses 77 anos de história: a saudade.

“Festa dos 77 anos,

alunos moços e veteranos

todos trazem seu abraço.

Vem gente de todo o canto

com saudades desse recanto,

um amor da forja do aço”

 História

Sucessora da Escola de Artes e Officios, a Escola Técnica de Pelotas (ETP) foi criada através do Decreto-lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942, subscrito pelo presidente Getúlio Vargas e pelo ministro da Educação, Gustavo Capanena, e federalizada em 11 de outubro de 1943.

Começou suas atividades com cursos de curta duração (ciclos). Neste primeiro ciclo do ensino industrial, os cursos estabelecidos foram de Forja, Serralheria, Fundição, Mecânica de Automóveis, Máquinas e Instalações Elétricas, Aparelhos Elétricos, Telecomunicações, Carpintaria, Artes do Couro, Marcenaria, Alfaiataria, Tipografia e Encadernação.

Em 1959, a ETP transformou-se em uma autarquia federal e foi renomeada como Escola Técnica Federal de Pelotas, a ETFPel, em 1965. Em 1994, o Ministério da Educação (MEC) encaminhou ao Congresso Nacional a proposta de um Sistema Federal de Educação, onde todas as escolas técnicas federais seriam transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). A ETFPel deu origem ao Cefet/RS em 1999.

Já no dia 29 de dezembro de 2008, a lei nº 11892 foi sancionada no país e criou os institutos federais. Com isso, o Cefet/RS deu lugar ao atual IFSul, composto por 14 câmpus, implantados em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, entre eles, o câmpus Pelotas.

registrado em: , ,