Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas conta com ponto de votação da Consulta Popular

Câmpus Pelotas conta com ponto de votação da Consulta Popular

PARTICIPAÇÃO

Servidores e alunos poderão escolher prioridades da região que receberão recursos do orçamento estadual
publicado: 26/06/2018 10h08, última modificação: 26/06/2018 10h12

Nesta terça (26) e quarta-feira (27), servidores e alunos do câmpus Pelotas poderão participar da votação popular para a escolha das prioridades da região que receberão, em 2019, recursos orçamentários do governo estadual. O processo faz parte da chamada Consulta Popular, criada em 1998 pelo Estado do Rio Grande do Sul através da lei nº 11.179.

Para participar, basta apresentar o título de eleitor e escolher uma das dez demandas listadas na cédula da Região Sul, que abrangem áreas como segurança pública, saúde e educação.

A votação ocorrerá das 8h às 18h. Para isso, a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas montou um ponto de apoio no saguão da escola, próximo à entrada da Sala dos Servidores, onde disponibiliza um smartphone para que a comunidade acadêmica possa votar. A iniciativa tem como objetivo angariar votos na área da saúde para a aquisição de equipamentos hospitalares.

No entanto, vale lembrar que o voto é secreto, e o cidadão tem a liberdade de votar em qualquer um dos dez programas listados na cédula. Servidores e alunos que não quiserem votar na urna montada no câmpus Pelotas podem participar da Consulta Popular pelo site http://www.consultapopular.rs.gov.br/, ou via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

Apurados os votos, os resultados são enviados à Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que destinará parte do orçamento estadual de 2019 para as prioridades escolhidas pela população de diversas regiões do RS.

registrado em: ,