Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas encerra participação na Obfep 2018 com duas medalhas

Câmpus Pelotas encerra participação na Obfep 2018 com duas medalhas

COMPETIÇÃO

Prata e bronze foram conquistadas pelos alunos Bruno Fernandes e George Borba, ambos da eletrônica
publicado: 07/01/2019 17h16, última modificação: 07/01/2019 17h20

Em sua melhor participação na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), o câmpus Pelotas encerrou a edição 2018 da competição com duas medalhas – uma a mais que no ano passado. A prata e o bronze vieram, respectivamente, com os estudantes Bruno Fernandes e George Borba, ambos do curso técnico em eletrônica.

Até então, o melhor resultado da história do câmpus Pelotas e da cidade havia sido o bronze de 2017, conquistado pelo aluno Lucas Al Alam, também do curso técnico em eletrônica. Foi a primeira medalha da unidade nesta competição e a segunda do IFSul – em 2015, a estudante Luisa Alves Escosteguy, do câmpus Santana do Livramento, levou o bronze.

Dono da prata em sua primeira participação na Obfep, Bruno Fernandes foi, também no ano passado, o único gaúcho medalhista na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), competição que reuniu mais de 200 mil estudantes de todo o país, de escolas públicas e privadas, do nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Na oportunidade, ele atingiu a marca de 77,78 pontos na segunda e última fase da ONC e ficou com a prata.

Aliás, Bruno teve um 2018 especial. Premiado em todas as competições em que disputou pela primeira vez, ele foi ouro na Tubarão de Matemática, prata no Canguru Matemático, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e mérito na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática Virtual.

Já George Borba, bronze na Obfep 2018, contabilizou, no ano passado, uma prata na Olimpíada Gaúcha de Física (OGF), mérito no Canguru Matemático e menção honrosa na Obmep. Ele está no último semestre do curso técnico e está se preparando para o vestibular. De olho em mais conquistas para a sua galeria, o estudante ainda aguarda o resultado da terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2018, que será divulgado em 29 de janeiro.

Mais resultados

Na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2018, competição cientifica mais difícil e tradicional do Brasil, Mateus Gomes Lucas, da engenharia elétrica, e Gabriel Pegoraro Vieira, aluno do oitavo ano do Colégio Gonzaga e integrante do programa Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (Poti) no câmpus Pelotas, faturaram menção honrosa em suas respectivas categorias.

Mateus foi menção honrosa na OBM, pela primeira vez, em 2017. Um dos mais experientes do grupo, o estudante participa de olimpíadas de matemática desde 2010. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIC) no ensino médio e técnico e no Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) durante a graduação de engenharia elétrica no câmpus Pelotas. Ele ainda aguarda os resultados das competições internacionais realizadas em 2018, como o Concurso Universitário de Matemáticas Galois-Noether e a XXI Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária.

Quem também tem um retrospecto positivo em competições estudantis é Gabriel Pegoraro, o mais jovem integrante do Poti no câmpus Pelotas. Em 2018, ele já havia sido premiado com ouro no Canguru de Matemática, bronze na Obmep e prata na Olimpíada Regional de Matemática de Santa Maria.

registrado em: