Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas está entre as instituições organizadores do VIII Senale

Câmpus Pelotas está entre as instituições organizadores do VIII Senale

publicado: 18/11/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h18

Pela primeira vez, o câmpus Pelotas, através do curso de pós-graduação lato sensu em Linguagens Verbo-Visuais e Tecnologias, está entre as instituições organizadoras do VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (Senale), que acontece de 16 a 18 de novembro. Junto com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a maior escola do IFSul participará ativamente da estruturação do evento, que tem como um de seus objetivos principais promover a interação entre profissionais dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores de instituições universitárias, com vistas ao estudo e ao ensino de línguas materna e estrangeira.

Representando o câmpus Pelotas na lista de membros da comissão organizadora estão as professoras Clóris Maria Freire Dorow, coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Linguagens Verbo-Visuais e Tecnologias; Ana Paula de Araújo Cunha, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia; e Elisane Machado Lima, coordenadora da Área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Colinc).

O VIII Senale busca promover propostas que, ao tentar inovar, considerem a necessidade de relativizar posições e concepções acerca da viabilidade e aplicabilidade de novos recursos para o desenvolvimento das aulas de língua materna e de línguas estrangeiras e para além delas. Partindo das relações entre produção científica na área da ciência linguística e práticas sociais, especialmente pedagógicas, busca indicar novas formas de atuação numa perspectiva crítica, na qual nem práticas costumeiras nem novas práticas sejam consideradas inquestionáveis.

Com o tema “Linguagem, Identidade e Práticas Sociais”, a 8ª edição propõe uma programação que contempla a dimensão teórico-pragmática das atuais e principais concepções linguísticas, suas possibilidades e limites de aplicação. Haverá palestras, mesas-redondas, comunicações em simpósios e minicursos a serem desenvolvidos por pesquisadores e estudantes de diferentes instituições universitárias, além da apresentação de pôsteres por alunos de graduação.

Entre os palestrantes já confirmados, estão professores de renome, como Demerval da Hora (UFP), Eleonora Albano (Unicamp), José Luiz Fiorin (USP), Norma Discini (USP), Raquel Recuero (UCPel), Solange Gallo (Unisul), Susana Bornéo Funck (UFSC), Susy Lagazzi (Unicamp) e Walkyria Monte Mor (USP).

Para saber mais sobre o VIII Senale, CLIQUE AQUI.