Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas lança novo portal institucional

Câmpus Pelotas lança novo portal institucional

TECNOLOGIA

Site apresenta layout mais moderno e permite acesso através de diferentes dispositivos móveis
publicado: 14/02/2017 14h10, última modificação: 15/02/2017 10h21

O câmpus Pelotas lança oficialmente nesta quarta-feira (15) o seu novo portal institucional. Com layout moderno e conteúdo distribuído de forma bem mais organizada, o site está adaptado a várias plataformas e possibilita uma outra experiência de navegação aos usuários, podendo ser acessado com qualidade através de diferentes dispositivos móveis.

O portal segue a identidade padrão de comunicação digital do governo federal. O objetivo é facilitar a navegação e a busca de informações, além de oferecer uma experiência digital comum, permitindo ao cidadão identificar imediatamente, ao acessar o endereço eletrônico de um órgão público, que se trata de uma página oficial do governo federal.

Desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Sistemas de Gestão (Cosg), setor ligado ao Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do câmpus Pelotas, o portal utiliza o software gratuito Plone como sistema de gerenciamento de conteúdo. Até a estreia nesta quarta-feira, foram cerca de dez meses de trabalho, período em que foi realizada a migração e adequação de todo o conteúdo do site antigo.

“Sem dúvida, o portal é de fácil navegação e permite o uso de áreas específicas para publicação de galeria de imagens e criação de canais de comunicação através de vídeos. É possível, ainda, configurar páginas ‘destaque’, que podem ser utilizadas para o lançamento de campanhas”, avalia Márcio Oliveira da Rocha, titular da Cosg.

Para o jornalista do câmpus Pelotas, Alexandre Abreu, o novo portal atende a uma série de demandas dos usuários, que, até então, se queixavam bastante da dificuldade em encontrar informações no site antigo. O comunicador ressalta que o ambiente para navegação está muito mais organizado, intuitivo, com espaços específicos para servidores e estudantes, os quais reúnem as informações de maior interesse destes dois tipos de público.

“O espaço destinado às notícias ganhou mais destaque, e, agora, é possível agregar diversas imagens ao texto, gerando uma espécie de galeria. Também é possível localizar facilmente, nos menus, as opções para editais, processo seletivo e concursos, que hoje estão entre os assuntos mais acessados em nosso site”, comenta.

O diretor-geral do câmpus Pelotas, Rafael Blank Leitzke, elogiou o layout e o trabalho de implementação do novo portal. Para o dirigente, as mudanças representam um avanço na comunicação institucional e possibilitam uma nova experiência de navegação.

“Não há como negar que o novo portal apresenta um visual muito mais agradável e é muito mais funcional que o anterior. Sabemos que, no início, é normal que haja algum tipo de resistência em relação às mudanças, mas acreditamos que a comunidade vai aprovar a novidade”, afirma.

Leitzke destaca que alunos e servidores podem e devem participar do que chama de “trabalho colaborativo” para melhorar ainda mais o site e os processos. Segundo ele, todas as sugestões serão encaminhadas à Cosg, que analisará a viabilidade de implementação.

A partir desta quarta-feira, o site antigo não será mais alimentado, mas ainda poderá ser acessado, pelo endereço http://portalantigo.pelotas.ifsul.edu.br/, para consultas.

Entenda

O novo portal do IFSul, já implantado pela Reitoria e pelos câmpus Sapucaia do Sul, Camaquã e Pelotas, foi desenvolvido de acordo com o Guia de Estilo do Portal Institucional Padrão e o Manual de Diretrizes: identidade padrão de comunicação digital do Poder Executivo Federal ,disponibilizados pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. A atualização foi orientada pela Instrução Normativa Nº 08 da Secretaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de dezembro de 2014.