Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas oferece aulas de Aikido às quintas-feiras

Câmpus Pelotas oferece aulas de Aikido às quintas-feiras

Podem participar dos treinos alunos e servidores da unidade
publicado: 14/02/2019 11h28, última modificação: 14/02/2019 11h32

Alunos e servidores do câmpus Pelotas já podem participar da primeira aula de Aikido de 2019, que ocorre nesta quinta-feira (14), às 19h, na área da educação física. Os treinos semanais serão comandados pelo sensei Raul, 3º Dan.

Quem tiver interesse em praticar a arte marcial pode procurar a coordenação de educação física do câmpus para obter mais informações. Não é necessário efetuar inscrição.

As aulas são gratuitas e ocorrem às quintas-feiras, no câmpus Pelotas. Vale ressaltar que não são exigidos trajes ou equipamentos especiais dos alunos.

Conforme o Instituto Sul-Brasileiro de Aikido, a arte marcial é originária do Japão e busca coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais. Não é apenas uma arte marcial, técnica de defesa pessoal ou um esporte. É um caminho para o crescimento do homem.

No plano corporal/mecânico, caracteriza-se por técnicas de projeção ou torções de articulações que neutralizam o agressor, aproveitando sua própria energia com um mínimo de força física. Tem como diferença fundamental, quando comparado a outras artes marciais, a ausência de competição entre os praticantes e uma forte ênfase na preservação dos valores morais, na disciplina e na hierarquia. A competição no Aikido é da pessoa com ela mesma. A cada momento, o praticante busca, assim, ser melhor do que era antes.