Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas participa de ações para auxiliar no combate ao Coronavírus

Câmpus Pelotas participa de ações para auxiliar no combate ao Coronavírus

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Entre as iniciativas estão a produção de álcool e protetores faciais e a organização de atividades de auxílio à manutenção de equipamentos hospitalares
publicado: 28/03/2020 22h38, última modificação: 28/03/2020 23h35

Nas últimas semanas, uma série de ações tem mobilizado a comunidade acadêmica do câmpus Pelotas. Visando o combate ao novo Coronavírus, os servidores da instituição vêm trabalhando para tentar ajudar no abastecimento de hospitais e unidades do Sistema Único de Saúde de Pelotas e Região. Entre as iniciativas estão o envasamento de álcool líquido, a produção de álcool glicerinado e protetores faciais e a organização de atividades de auxílio à manutenção de equipamentos hospitalares.

A iniciativa para produção de álcool 70% glicerinado veio de uma professora do câmpus, Nadja Berenice Dias da Costa, e alunos do curso técnico em química, que se voluntariaram para ajudar no abastecimento do material nas unidades de saúde. A equipe conta com um número significativo de apoiadores e, até a última sexta-feira (27), mais de mil litros de álcool foram produzidos pela instituição. Além dos insumos obtidos nos câmpus Pelotas e Visconde da Graça e na Reitoria do IFSul, a comunidade também se mobilizou para ajudar nas doações.

Em um trabalho conjunto com as universidades Católica e Federal de Pelotas, em parceria com a indústria de refrigerantes Biri, na próxima segunda-feira (30) uma carga de 36 mil litros de álcool líquido chegará na fábrica de bebidas para ser envasada pelos voluntários. Doada pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, o material é utilizado como desinfetante para limpeza de superfícies fixas. A rotulagem será feita de forma manual por uma equipe selecionada de voluntários e, após o procedimento, a Defesa Civil do Estado irá coordenar e conduzir o álcool às unidades de saúde.

Outra frente de trabalho que vem ganhando força no câmpus é a produção de protetores faciais, que surgiu a partir da demanda de hospitais de Pelotas e Região. A previsão é de que, com a ajuda de servidores e estudantes e a participação de empresas locais, sejam confeccionadas cerca de mil máscaras para distribuição nas unidades de saúde. A produção será feita com o uso de impressoras 3D e máquinas de corte a laser, utilizando-se de matérias primas do próprio câmpus e materiais arrecadados por meio de doações.

Além disso, um projeto para organização de atividades de auxílio à manutenção de equipamentos hospitalares também está sendo realizado na instituição. A partir do contato entre profissionais de hospitais da cidade e o Grupo de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações (GET), um trabalho cooperativo foi iniciado para a produção de EPIs e auxílio à manutenção desses equipamentos. Assim, estão sendo produzidas peças de reposição para o acionamento de macas hospitalares.

Para o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, o empenho e dedicação dos servidores, estudantes e terceirizados durante a execução das ações é incansável. “Esse comprometimento faz parte da nossa história, que está consolidada em mais de 75 anos. Não estamos buscando reconhecimento, queremos principalmente continuar atendendo à comunidade, que também tem um carinho especial pela nossa instituição. É um momento importante para reforçar a ideia de que o câmpus Pelotas não pertence somente a seus alunos e servidores, mas a toda comunidade”, finalizou.