Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas prepara calendário extraordinário para oferta de APNPs

Câmpus Pelotas prepara calendário extraordinário para oferta de APNPs

ENSINO

Estudantes prioritariamente em vulnerabilidade social podem concorrer a auxílios para acesso à internet e/ou aquisição de equipamentos para participar das atividades online
publicado: 17/09/2020 12h44, última modificação: 17/09/2020 12h44

O câmpus Pelotas deve definir em breve o início das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) para alunos matriculados na unidade. Para isso, a instituição vem trabalhando na confecção de um calendário extraordinário para a oferta de ensino remoto durante o período de pandemia. A adesão dos estudantes a esta modalidade é facultativa, e aqueles que estiverem prioritariamente em situação de vulnerabilidade social poderão se inscrever no edital lançado pelo IFSul que prevê recursos para acesso à internet e/ou compra de equipamentos, como computador, por exemplo.

Somente deverão participar deste edital estudantes que optarem pela participação nas APNPs e que não tiverem condições de acessar à internet e/ou adquirir equipamentos para este fim, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições, para esta primeira fase, estão abertas até o dia 21 de setembro, e os interessados deverão preencher o formulário online com todos os dados necessários, disponível neste link.

O estudante que tiver alguma dificuldade no momento de efetuar a sua inscrição poderá recorrer ao telefone/WhatsApp (53) 98406.9134, nesta quinta (17), sexta (18) e também na própria segunda-feira (21), das 13h às 17h, onde um profissional da Assistência Estudantil estará de plantão para auxiliá-lo no processo.

Sobre a execução das APNPs, a direção do câmpus Pelotas informa que o plano de ofertas de atividades de todos os cursos, para cada semestre e turma, será divulgado amplamente nos próximos dias, no site institucional e nas redes sociais.

Saiba mais

O edital voltado à seleção de estudantes que necessitem de meios para acessar as tecnologias digitais para a realização das APNPs, cujas diretrizes foram aprovadas em agosto, prevê dois auxílios principais: a conectividade e a disponibilização de equipamentos.

O primeiro, para quem não tem acesso à internet, poderá ocorrer através da entrega de chip de celular ou de auxílio financeiro, depositado ao estudante. Já aqueles que não possuem recursos tecnológicos para a realização das APNPs poderão solicitar o auxílio financeiro para a compra destes ou de acessórios. O aluno que receber o auxílio-equipamento e/ou o auxílio-acessório de equipamento deverá apresentar nota fiscal referente à aquisição do equipamento e/ou do acessório.

Podem participar da seleção todos os estudantes que necessitam de meios para acesso às tecnologias digitais e às atividades pedagógicas não presenciais, regularmente matriculados e frequentando os cursos técnicos de nível médio (EJA–EPT, integrados, concomitantes e subsequentes) e os cursos superiores de graduação. Alunos de pós-graduação matriculados e frequentando as APNPs poderão se inscrever para o presente edital, pois os câmpus e a Reitoria deverão adotar procedimentos paralelos para garantir recursos para que os estes alunos possam realizar as APNPs.

Para acessar o edital na íntegra, CLIQUE AQUI.