Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas promove curso para formação de professores em mídias online

Notícias

Câmpus Pelotas promove curso para formação de professores em mídias online

CAPACITAÇÃO

Estão sendo ofertadas 150 vagas para docentes das redes públicas e privadas
publicado: 20/04/2020 17h14, última modificação: 20/04/2020 17h14

Buscando promover oportunidades para capacitação durante o período de isolamento social, o câmpus Pelotas está promovendo um curso para formação de professores em mídias online. Estão sendo ofertadas 150 vagas para docentes das redes públicas e privadas, que podem realizar a inscrição por meio de formulário online até a próxima quarta-feira (22).

Ministradas por professores do IFSul e acadêmicos do curso de licenciatura em computação e do mestrado profissional em educação e tecnologia (Mpet), as aulas ocorrerão entre os dias 28 de abril e 29 de maio e serão divididas entre encontros presenciais, mediados pela tecnologia e atividade instrucional. De segunda a sexta-feira, o grupo também contará com um plantão diário para possíveis dúvidas.

Entre os conteúdos abordados, estão a formação de professores para uso de mídias online por meio do Facebook, as ferramentas online como instrumentos complementares às aulas presenciais, o planejamento didático-pedagógico para aulas online e a instrumentalização do ambiente virtual. Por meio desses temas, os ministrantes também irão discorrer sobre vídeo-apresentação, tutoriais, lives, gravação e postagem de vídeo no Youtube, material didático para postagem, utilização de nuvem e Google Docs e atividades de aula por meio de formulários do Google.

Conforme Marcia Rostas, uma das coordenadoras do projeto, a ideia surgiu da necessidade de instrumentar docentes para utilização de mídias online, oferecendo alternativas didático-pedagógicas impostas pelo distanciamento social. “O objetivo do curso é demonstrar aos docentes que a educação a distância não é uma substituta do modelo presencial, mas uma poderosa ferramenta a ser utilizada no processo educativo”, destacou.