Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas promove Semana do Meio Ambiente

Câmpus Pelotas promove Semana do Meio Ambiente

SUSTENTABILIDADE

Workshop acontece de 5 a 7 de junho e é realizado em parceria com a Ecosul
publicado: 05/06/2019 08h00, última modificação: 05/06/2019 08h00

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente nesta quarta-feira (5), o câmpus Pelotas, em parceria com a concessionária de rodovias Ecosul, promove a Semana do Meio Ambiente. O workshop é aberto a estudantes, professores, profissionais da área e comunidade em geral.

A ideia é apresentar para o setor acadêmico da região sul do Estado os principais desafios ambientais no transporte rodoviário, através de palestras sobre o tema. A programação está prevista para os dias 5, 6 e 7 de junho, sempre das 19h às 21h30min, no auditório Enilda Feistauer (câmpus Pelotas), abrangendo temas como a busca por alternativas sustentáveis dentro do segmento do transporte rodoviário e a disseminação da cultura ambiental na comunidade, criando multiplicadores dos conceitos de sustentabilidade e conhecedores dos desafios ambientais pertinentes ao transporte rodoviário.

De acordo com uma das responsáveis pela iniciativa, a professora do curso superior em tecnologia de gestão ambiental do câmpus, Marise Keller dos Santos, outro objetivo do evento é complementar conteúdos programáticos vistos em sala de aula, uma vez que há um bom número de egressos do curso que acabam atuando na área do transporte rodoviário, inclusive na própria Ecosul.

Segundo a professora, a parceria da organização do evento vem justamente do fato de uma egressa do curso, Silvana Grupelli, trabalhar na empresa. “Nossos alunos acabam sempre retornando para o IFSul de alguma forma”, conta.

Palestras

No primeiro dia de atividades, os representantes do IFSul e da STE - Serviços Técnicos de Engenharia debaterão os critérios do licenciamento ambiental aplicáveis às rodovias federais.

Já no segundo dia, o chefe da 7ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fabiano Goia, abre os debates sobre os aspectos legais e as responsabilidades do transporte de cargas perigosas.  Na sequência, uma palestra com o objetivo de esclarecer as emergências e os cenários ambientais será ministrado por Marco Rocha, do Centro de Especialização e Profissionalização Fragata.

Na sexta-feira (7), a programação de encerramento do Workshop aborda a logística sustentável para o transporte de cargas no Rio Grande do Sul, as responsabilidades do transportador e ações relacionadas a ocorrências envolvendo substâncias perigosas. Participam do debate a consultora ambiental Vera Piazza e o gerente comercial da Transportadora Reslog, Fabio Bonoto da Silva. Ainda serão abordadas as ações do PAM na região Sul, através de explanação do sargento João Domingues, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas através do e-mail ouvidoria@ecosul.com.br (informando nome completo, e-mail, telefone e se está vinculado a alguma instituição) ou pelo telefone 08007241066 (opção 2). Os participantes inscritos no evento, além do certificado de participação, serão presenteados com uma muda de planta nativa, produzida no Espaço Cultivar - viveiro instalado na sede da Ecosul.

*Com informações da SatolepPress