Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas promove treinamento para equipe responsável pelo refeitório

Câmpus Pelotas promove treinamento para equipe responsável pelo refeitório

CAPACITAÇÃO

Atividades ocorreram na última terça (23) com o objetivo de promover boas práticas
publicado: 24/07/2019 12h39, última modificação: 24/07/2019 12h39

Na manhã da última terça-feira (23), foram realizados dois treinamentos para a equipe responsável pelo serviço do refeitório no câmpus Pelotas. As atividades foram ministradas pela nutricionista do câmpus, Jéssica Silveira Vitoria, e pela nutricionista da empresa responsável pelo refeitório, Thais Brasil, auxiliadas pelas estagiárias do curso de nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Leslen Marsico e Yanne Pereira.

A capacitação teve como principal objetivo promover as boas práticas, conjunto de princípios, regras e procedimentos que regem o correto manuseio dos alimentos, abrangendo desde a matéria-prima até o produto final. Assim, estabelecer e cumprir essas normas e procedimentos traz para o refeitório do câmpus maior padrão de qualidade.

O primeiro treinamento foi organizado por Leslen e Yanne e a dinâmica foi composta por questões mais teóricas do dia a dia. A atividade consistiu em uma palestra sobre as normas aplicadas ao serviço de nutrição e as estudantes demonstraram, por meio de exercícios, os riscos de contaminações decorrentes da não realização dos processos que devem ser adotados durante a manipulação dos alimentos.

Já o segundo momento foi marcado pelo treinamento motivacional, realizado por meio de duas etapas, que visavam à importância de cada colaboradora durante o processo, além de incentivar o respeito às colegas de trabalho. Para Jéssica, a partir do entendimento e reconhecimento do valor de cada um dos indivíduos do grupo, é possível trabalhar o respeito pelo outro.

“Quando se reconhece a importância daquela pessoa e do seu trabalho, tanto para a empresa quanto para seus colegas, também se passa a ter maior respeito pela atividade exercida pelo outro” destaca.

Durante o período letivo, os funcionários do refeitório servem em média 500 refeições por dia. Ao todo, 703 alunos são beneficiados com o auxílio alimentação, selecionados pela assistência estudantil. “Os alunos têm essa refeição como item importante do seu dia. Para muitos, é a única forma de manter uma alimentação saudável”, afirma Jéssica.