Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas recebe a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental

Notícias

Câmpus Pelotas recebe a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental

MOSTRA

Trabalhos de cartunistas de 38 países estarão em exposição até 2 de março
publicado: 06/02/2018 17h44, última modificação: 05/03/2018 12h31

A Coordenadoria de Atividades Culturais (Coac) apresenta no saguão do câmpus a exposição de cartuns da 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, que reúne trabalhos de cartunistas de 38 países, utilizando o humor gráfico como disparador para reflexão sobre as questões ambientais e sociais em que estamos inseridos. Uma visão dos impactos das grandes indústrias e da urbanização vividos por cartunistas de diversas partes do mundo, que traz consequências instantâneas para toda a vida do planeta.
A mostra foi organizada em 2012 pelo servidor e também cartunista Wagner Passos, para o Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul, que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Depois de Rio Grande, a mostra foi apresentada em Montevidéu (Uruguai), Cuiabá (MT) e Itajaí (SC), chegando ao câmpus Pelotas como a primeira iniciativa artística e cultural do ano, que promete uma série de exposições e atividades para 2018.
A seleção de aproximadamente 60 trabalhos ficará em exposição até o dia 2 de março no saguão do câmpus. Os 142 cartuns que compõem a mostra estão disponíveis no site http://cpeasul.blogspot.com.br, onde os professores podem baixar os desenhos e utilizarem como material didático em suas aulas e reflexões com os alunos.
Os cartuns foram objeto de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada "Humor gráfico: linguagem e crítica para uma educação ambiental sem fronteiras", que pode ser baixada nos endereços https://argo.furg.br/?BDTD10347 e http://wagnerpassosblog.blogspot.com.br, onde também é possível acessar outros trabalhos do organizador da mostra.

Países participantes da 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental:
Alemanha, Argentina, Armênia, Austrália, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia Herzegovina, Brasil, Bulgária, Cazaquistão, China, Chipre, Coréia do Sul, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Iran, Israel, Macedônia, México, Peru, Polônia, República Checa, Romênia, Rússia, Sérvia, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão e Venezuela.