Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas retoma calendário oficial a partir de março

Câmpus Pelotas retoma calendário oficial a partir de março

PLANEJAMENTO

Aulas do primeiro período letivo de 2021 terão início em 15 de março, de forma remota
publicado: 12/01/2021 20h10, última modificação: 12/01/2021 20h10

Após o desenvolvimento do calendário extraordinário (ensino remoto) no período de novembro de 2020 a janeiro de 2021, o debate realizado com a comunidade acadêmica para o planejamento do ano de 2021 e a pesquisa de avaliação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) junto aos estudantes, o câmpus Pelotas se prepara agora para a retomada do seu calendário oficial suspenso em março do ano passado.

Considerando a decisão do conselho superior do IFSul de suspender as atividades presenciais por tempo indeterminado e realizar avaliações periódicas baseadas nos pareceres do Comitê de Avaliação da Covid-19, o câmpus Pelotas retomará a oferta de seus cursos a partir do dia 15 de março, exclusivamente de forma remota.

O calendário prevê o desenvolvimento do primeiro período letivo de 2021 em 24 semanas, dividido em dois blocos de 12 semanas. O retorno às aulas ocorrerá no dia 15 de março, com o início do bloco 1 de atividades. Já o bloco 2 está previsto para junho.

As coordenadorias dos cursos estão organizando seus Planos de Atividades (PATs) com a oferta de disciplinas para os blocos 1 e 2. Os PATs estão sendo elaborados com base na oferta de disciplinas realizada no primeiro semestre de 2020 (antes da pandemia).

Os PATs dos cursos e o calendário acadêmico 2021 serão publicados em fevereiro.

Rematrículas

Os procedimentos de renovação de matrícula serão realizados automaticamente pelo câmpus Pelotas, para todos os estudantes matriculados no período letivo 2020/1, ou seja, todos os estudantes que iniciaram as atividades em fevereiro de 2020 terão suas matrículas renovadas para 2021.

Os estudantes estarão vinculados às disciplinas que já estavam matriculados antes da pandemia. No caso do ensino superior, devido ao regime de matrícula por disciplina, será aberto um período de ajuste de matrícula no mês de fevereiro.

As disciplinas ofertadas integralmente ou parcialmente durante o calendário extraordinário serão aproveitadas no próximo período letivo. Os estudantes que aprovaram nas APNPs equivalentes às disciplinas do curso terão aproveitamento automático e estarão dispensados de cursá-las no próximo período letivo. Já os estudantes que cursaram APNPs parciais (partes das disciplinas oficiais) darão continuidade aos estudos no próximo período letivo, com aproveitamento das atividades e avaliações desenvolvidas.

A partir de março, todos os alunos com matrícula ativa estarão aptos a cursarem as disciplinas propostas nos PATs. No entanto, aqueles que estiverem impossibilitados de desenvolverem as atividades letivas a partir de março deverão encaminhar manifestação ao Departamento de Registros Acadêmicos (Dera). Informações sobre este procedimento serão divulgadas em fevereiro.

O objetivo da retomada do calendário oficial, segundo a direção do câmpus Pelotas, é possibilitar a progressão de alunos em todos os semestres e a realização de ingresso de novos estudantes para o segundo semestre de 2021.

Para mais esclarecimentos, o contato pode ser feito através do e-mail secretariadiren@pelotas.ifsul.edu.br.