Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas utiliza inteligência artificial para testagem de Covid-19

Câmpus Pelotas utiliza inteligência artificial para testagem de Covid-19

PESQUISA

Além de auxiliar na tomada de decisões, estudo do grupo de Pesquisa em Automação e Controle pode reduzir a necessidade de realização de exames laboratoriais
publicado: 09/05/2020 13h23, última modificação: 09/05/2020 13h23

Estudo do grupo de Pesquisa em Automação e Controle do IFSul/câmpus Pelotas foi apresentado à prefeita Paula Mascarenhas na tarde de quinta-feira (7). Os professores colocaram à disposição do município o trabalho que usa a inteligência artificial para auxiliar na constatação de casos de infecção pelo novo coronavírus, com a possibilidade de reduzir a necessidade de exames laboratoriais.

Acompanhados pelo reitor do IFSul, Flávio Nunes, os pesquisadores revelaram, à prefeita e à secretária de Saúde, Roberta Paganini, que – através de um algoritmo – foi possível combinar dados do paciente, como exames de urina, sangue e Influenza B (um tipo de gripe), a fim de detectar a probabilidade da pessoa ser positiva para Covid-19. Do total de 191 testes positivos utilizados pelos grupo de pesquisa do instituto, a combinação numérica acertou o resultado de 187, um aproveitamento maior que 90%.

" O experimento é capaz de reduzir o número de testes aplicados, além de auxiliar no armazenamento de informações dos doentes em um banco de dados, sem identificação da pessoa, para análises e estatísticas", explicou o professor Vinícius Kuhn, um dos responsáveis pela pesquisa.

O reitor colocou a descoberta à disposição da prefeitura para colaborar nas ações de enfrentamento da pandemia.

O estudo pode ajudar na tomada de decisões, como, por exemplo, na escolha de qual paciente deve ser testado da forma tradicional, com o exame laboratorial e qual não tem essa necessidade", assinalou Nunes.

Em razão da cidade possuir um número pequeno de pacientes internados, a gestora-chefe do Executivo pelotense sugeriu encaminhar, também, o relatório da investigação para aplicação em contingentes maiores, em lugares com um número expressivo de infectados.

"Vou intermediar um encontro com o governador Eduardo Leite, pois acredito que essa pesquisa será de grande valia à estratégia de enfrentamento adotada por ele no Estado", informou Paula, ao mostrar orgulho do trabalho dos profissionais do IFSul.

Fonte: Alessandra Senna - Ascom/Prefeitura Municipal de Pelotas

Foto/crédito:  Rodrigo Chagas