Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop para redação de patentes é realizado no câmpus Pelotas

Notícias

Workshop para redação de patentes é realizado no câmpus Pelotas

CAPACITAÇÃO

Encontro buscou estimular pesquisadores a protegerem suas invenções
publicado: 10/09/2019 11h16, última modificação: 10/09/2019 11h17

Buscando estimular os pesquisadores a protegerem suas invenções, a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp) promoveu um workshop para redação de patentes na última semana. O encontro ocorreu na quinta (5) e sexta-feira (6), das 8h30min às 16h30min, no câmpus Pelotas e no Pelotas Parque Tecnológico, respectivamente.

A manhã do primeiro dia contou com a revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação. Durante a tarde, o grupo discutiu as diretrizes para redação e análise de patentes, erros comuns na redação e tramitação, estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.

Já no segundo dia, foram realizadas atividades práticas visando exercitar a lógica da leitura e redação, além de oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos.

O curso foi ministrado por Henry Suzuki, sócio diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, especialista em bases de dados, técnicas patentárias e científicas.