Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cartilha educativa sobre uso de água de poços artesianos é tema do I Fórum Ambiental do IFSul

PROJETO

Projeto de extensão de mestranda em engenharia e ciências ambientais do câmpus Pelotas é destaque na Semana Municipal do Meio Ambiente
publicado: 10/06/2022 19h55, última modificação: 13/06/2022 08h10

No I Fórum Ambiental promovido pelo IFSul em conjunto com a Secretaria Ambiental de Pelotas, a cartilha educativa sobre o uso de águas subterrâneas, advindas de poços artesianos, é o grande destaque. O projeto tomou forma a partir da iniciativa da engenheira geóloga Marciele Goetzke, mestranda em engenharia e ciências ambientais no IFSul/câmpus Pelotas, e recebeu apoio do professor Jander Monks, docente no curso de engenharia química do câmpus.

Durante a última semana, foram distribuídos cerca de mil exemplares da cartilha entre as escolas da zona rural e no estande do IFSul na Fenadoce. A ação, realizada com a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pelotas, acionou as subprefeituras dos distritos da Cascata, Cerrito Alegre, Monte Bonito, Quilombo e Rincão da Cruz para orientar acerca do uso de águas subterrâneas, além de distribuir mudas.

O projeto foi elaborado entre estudantes dos cursos de graduação em engenharia química e do mestrado em engenharia e ciências ambientais do câmpus. Alunos do bacharelado em design também auxiliaram na constituição das cartilhas. Na última segunda (6), os impressos começaram a ser distribuídos no Pelotas Parque Tecnológico, onde também foram apresentadas instruções de como fazer uso de águas de poços artesianos, livres de microorganismos poluentes.

A cartilha é pública e gratuita, podendo ser utilizada por qualquer pessoa a fim de disseminar as informações contidas no impresso. Além do viés educativo, o material também exibe um exemplo de mecanismo simples e de baixo custo para a cloração e filtração da água retirada de poços ou cacimbas.