Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão divulga prévia da programação alusiva aos 75 anos do câmpus Pelotas

Comissão divulga prévia da programação alusiva aos 75 anos do câmpus Pelotas

ANIVERSÁRIO

Comemorações ocorrerão entre os dias 1º e 12 de outubro
publicado: 18/09/2018 15h04, última modificação: 25/09/2018 14h45

Faltando menos de um mês para os 75 anos do câmpus Pelotas, comemorado oficialmente em 11 de outubro, a comissão organizadora das festividades divulgou uma prévia da programação de aniversário. Entre os dias 1º e 12 de outubro, uma série de atividades foi planejada para celebrar a data. Um dos destaques é a solenidade especial no auditório, que contará com a presença de autoridades, depoimentos de ex-alunos e o tradicional “Parabéns a você”.

Recheada de atrações, a programação está praticamente definida, restando apenas alguns ajustes de datas e confirmações de eventos. Conforme os organizadores, uma das novidades será a Exposição 75 anos - com abertura prevista para 1º de outubro, no saguão do câmpus -, composta por uma linha do tempo que contará a história da instituição através de momentos marcantes desde 11 de outubro de 1943, data da federalização da Escola Técnica de Pelotas (ETP) e marco para celebração de aniversário, até hoje.

Essa linha do tempo, que futuramente deverá ganhar local fixo no câmpus, será adesivada em painéis e terá cerca de 20 metros de extensão. Nela, serão projetadas fotos de cada época vivida pela instituição até a transformação em instituto federal. Objetos, verdadeiras relíquias dessa trajetória de 75 anos, também serão expostos junto à linha do tempo, como uniformes escolares, equipamentos, trabalhos acadêmicos e instrumentos musicais da saudosa banda marcial, bicampeã nacional (1987 e 1988) e seis vezes campeã estadual (1967, 1968, 1970,1999, 2000 e 2001).

A emoção tomará conta das festividades no dia 10 de outubro, quando será descerrada uma placa em homenagem ao servidor Luís Artur Borges Pereira, que faleceu em abril, vítima de um infarto. Luisinho, como era carinhosamente chamado pelos colegas, dará nome à sala de estudos da biblioteca, último setor no câmpus Pelotas em que desempenhou suas atividades profissionais.

Nó na garganta também no dia 12 de outubro, quando será realizada a solenidade alusiva aos 75 anos, no auditório Enilda Feistauer; cerimônia cívica, com execução do hino da instituição e hasteamento de bandeiras; e o tradicional encontro de ex-alunos.

De portas abertas

Além de apresentações musicais e artísticas, eventos já tradicionais no câmpus, como a exposição Prata da Casa, onde servidores e estudantes do IFSul poderão mostrar suas produções artesanais, gastronômicas e culturais; e a Feira Bem da Terra, destinada à rede de produtores agroecológicos e criada para incentivar a economia solidária, ganharão edição especial em comemoração aos 75 anos da instituição. Também está confirmado o Chá dos Aposentados, com homenagens aos servidores que encerraram suas atividades entre outubro de 2017 e setembro de 2018.

A comissão organizadora ressalta que o câmpus Pelotas está de portas abertas à população o ano inteiro, mas que, durante as festividades, o público terá recepção especial e poderá visitar as dependências da instituição e participar da maioria das atrações preparadas para celebrar a data. Painéis serão instalados no saguão para que a comunidade deixe a sua mensagem alusiva ao aniversário de 75 anos.

ETP – ETFP -ETFPel – CEFET-RS - IFSul 75 Anos de uma História de Sucesso

Cronograma de Comemorações

Dia 01 de outubro de 2018- (Data a definir)

Locais

Abertura da Exposição 75 anos

Dia 03 de outubro de 2018

16:30

Chá dos Aposentados

Sala dos Servidores

Dia 08 de outubro de 2018

Painéis para convidados deixarem suas mensagens em homenagem aos 75 anos

Saguão do Câmpus (Estes painéis estarão à disposição até o dia 12 de outubro)

Dia 10 de outubro de 2018

16:30

Descerramento da Placa em homenagem a Luis Artur Borges

Sala de Estudos da Biblioteca

Dia 11 de outubro de 2018 – Dia oficial do Aniversário

09:30

15:30

21:30

Bem da Terra - Exposição

Saguão do Câmpus - Esta atividade se desenvolverá do dia 11 de outubro às 8h até dia 12 de outubro, às 18h.

08:00

Prata da Casa – Exposições de atividades desenvolvidas por Servidores e estudantes do IFSul (Artesanatos, alimentos artesanais, apresentações musicais, teatro, poesia)

Saguão do Câmpus - Esta atividade se desenvolverá do dia 08 de outubro às 8h até dia 12 de outubro, às 12h.

Dia 12 de outubro de 2018

09:00

Recepção aos convidados

IFSul – Hall de entrada