Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coordenadorias ganham novos espaços físicos

Coordenadorias ganham novos espaços físicos

Matemática e Cochtec serão as beneficiadas
publicado: 08/02/2017 12h01, última modificação: 08/02/2017 12h01
Exibir carrossel de imagens Local ocupa 183,15 metros quadrados no terceiro pavimento do Bloco 18

Local ocupa 183,15 metros quadrados no terceiro pavimento do Bloco 18

A Matemática já conta com um novo espaço físico para abrigar a sua coordenadoria. Mais amplo e funcional, o local, que ocupa 183,15 metros quadrados no terceiro pavimento do Bloco 18, tem seis ambientes, entre eles, laboratórios de pesquisa e de estatística e uma sala exclusiva para aulas de reforço. Orçada em mais de R$57 mil, a obra, executada pela IBH Construções, levou quatro meses para ficar pronta - de agosto a dezembro de 2016 - e, de quebra, vai beneficiar ainda outro setor: a Coordenadoria da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Cochtec).

Isso porque a sala (432-C) de 88,08 metros quadrados antes ocupada pela Matemática recebeu uma série de adequações e, agora, vai abrigar a Cochtec, que, por sua vez, terá os seus 77,36 metros quadrados (sala 438-C) transformados em uma sala de aula com capacidade para 72 alunos de diferentes cursos.

O engenheiro civil Valmir Cunha Canhada Junior, titular da Coordenadoria de Apoio a Projetos e Obras, explica que todas essas mudanças foram possíveis a partir da saída da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFSul), hoje localizada no prédio da Reitoria.

“Com a área vaga no Bloco 18, conseguimos fazer as adequações necessárias e atender essa demanda por mais espaço, reivindicada há muito tempo pelas coordenadorias”, comenta.

Diretor-geral do câmpus Pelotas, Rafael Blank Leitzke diz que a política adotada por sua gestão, no quesito infraestrutura, tem priorizado a valorização de áreas acadêmicas - novas salas de aulas e laboratórios. A otimização e o compartilhamento de espaços por diferentes cursos, ressalta o dirigente, têm sido a saída mais viável para um câmpus de 73 anos que “não tem mais para onde crescer”, em termos de área física, e vem permitindo que a direção consiga atender, também, outras demandas relacionadas a espaço, oriundas, inclusive, das próprias coordenadorias de curso.

“Estamos vendendo essa ideia (da otimização e do compartilhamento de espaços) e trabalhando no convencimento da comunidade acadêmica, que conhece bem a realidade da instituição. Estamos tendo respostas muito positivas dos coordenadores de curso e de grupos de pesquisa, que estão nos apoiando muito nesse propósito”, garante Leitzke.

Novas perspectivas

Os coordenadores Gilmar Oliveira Gomes, de área física, e Lupi Scheer dos Santos, da disciplina de Matemática, afirmam que o novo espaço oferecerá melhores acomodações para o atendimento a alunos dos ensinos técnico e superior e, também, da pós-graduação. Eles acreditam que a infraestrutura beneficiará e muito o desenvolvimento do trabalho de estagiários e de cerca de 25 professores,  principalmente no que diz respeito à preparação de aulas para os três níveis de ensino, ao desenvolvimento de pesquisas, a orientações de graduação e pós-graduação, além de reuniões e convivência.

“Destacam-se, nas novas instalações, a sala de atendimento para os alunos e o laboratório de estatística. A primeira poderá atender mais de dez estudantes em atividades extraclasses de apoio pedagógico. O segundo proporcionará o espaço adequado, com bancadas e computadores, para que os alunos possam realizar diversos experimentos, construindo e comprovando conceitos da estatística e da probabilidade”, detalham.

Os coordenadores destacam que a mudança de local vai acabar liberando ao câmpus mais de 130 vagas para alunos em diferentes ambientes: 24 no laboratório, dez na sala de atendimento, 72 na sala da antiga coordenadoria e 30 na sala 643-C, a qual era destinada ao atendimento dos estudantes.

“É o início de uma nova etapa para a nossa coordenadoria. Estamos muito orgulhosos da nossa conquista. Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, todavia, aproveitamos para agradecer o apoio da gestão do câmpus Pelotas no atendimento dessas necessidades”, comemoram.

A Matemática já está atendendo em sua nova coordenadoria. Enquanto finaliza a organização de documentos, móveis e equipamentos, equipes dos departamentos de Manutenção da Estrutura (Deme) e de Tecnologia da Informação (Deti) trabalham nos últimos detalhes para o pleno funcionamento do novo espaço.