Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos inovam, e desfile das delegações ganha em criatividade e ousadia

Cursos inovam, e desfile das delegações ganha em criatividade e ousadia

JOGOS INTERCURSOS 2018

Cerimônia de abertura ocorreu na tarde deste sábado (12), no ginásio de esportes do câmpus Pelotas
publicado: 12/05/2018 17h38, última modificação: 12/05/2018 17h38

Teve criatividade, ousadia e o que mais se possa imaginar no desfile dos cursos técnicos integrados que participam dos Jogos Intercursos 2018 do câmpus Pelotas. A cerimônia de abertura, realizada na tarde deste sábado, no ginásio de esportes, foi marcada pela versatilidade das coreografias e o multicolorido dos adereços utilizados pelas delegações, que deram um show de inovação e bom humor em suas apresentações.

Os “pedreiros” da edificações com sua parede maluca de tijolos; as caveiras e os luminosos da eletrotécnica; as encenações quase que teatrais da Comunicação Visual e do Design de Interiores; sem falar, é claro, da inusitada “escola de samba” da química e seu simpático bonde. Somam-se a isso tudo o empenho dos demais cursos participantes e a energia contagiante das torcidas organizadas, que começaram já neste sábado a disputa pelo troféu neste quesito.

O ponto alto da cerimônia de abertura foi o acendimento da pira dos Jogos Intercursos, missão dada ao estudante do curso técnico em química, Max Chagas Soares. Destaque também para Martina Sosa, aluna do curso técnico em edificações, indicada este ano para fazer o juramento diante dos atletas que disputarão a competição esportiva mais tradicional do câmpus Pelotas. Conforme os organizadores, os dois estudantes foram escolhidos pelo desempenho deles no esporte, além do espírito colaborativo e excelente relacionamento com colegas e professores da instituição de ensino.

A solenidade foi prestigiada pelo reitor do IFSul, Fávio Nunes. Ex-aluno do câmpus Pelotas e competidor em algumas edições dos Jogos Intercursos na década de 1980, o dirigente, que vestia uma camisa oficial do Farroupilha, seu time de coração, elogiou, em seu discurso, a criatividade dos cursos no desfile de abertura e a capacidade de inovação dos estudantes.

“Tenho que reconhecer que toda essa criatividade nos motiva muito a lutar pela educação como um agente transformador de vidas. O incentivo à prática esportiva é fundamental hoje em dia, sobretudo nesse mundo tão corrido em que vivemos. O caráter pedagógico dos Jogos Intercursos é vital para o crescimento dos estudantes, como atletas e cidadãos. Quero ouvir de vocês um viva para o esporte, um viva para o câmpus Pelotas e um viva para o IFSul”, disse o reitor, parabenizando todos os organizadores e demais servidores do câmpus Pelotas pela realização do evento.

O diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, também destacou a criatividade das delegações e disse aos estudantes para que valorizem o momento de integração proporcionado pela competição esportiva. “Que comecem os Jogos Intercursos 2018”, finalizou.

Neste sábado, a única modalidade em disputa foi a rústica. Este ano, a prova contou com 360 participantes, entre alunos e servidores, nos naipes masculino e feminino. Um recorde, segundo os organizadores, em comparação a anos anteriores. O resultado oficial será divulgado na segunda-feira (14) à tarde.

Os Jogos Intercursos 2018 seguem até sexta-feira, dia 18, com competições nos turnos da manhã e da tarde, em oito modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, ginástica artística, xadrez e tênis de mesa.