Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Departamento de Tecnologia da Informação esclarece a limitação do uso da rede sem fio no câmpus

WI-FI

Implantação de serviço de autenticação está sendo trabalhada
publicado: 13/04/2018 17h33, última modificação: 13/04/2018 17h33

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do câmpus Pelotas tem como objetivo oferecer um serviço de rede sem fio institucional seguro e que tenha qualidade adequada para atender o câmpus; bem como assegurar o uso adequado dos recursos de tecnologia da informação, prezando pela ética e segurança dos dados que trafegam pelo acesso sem fio na Rede Acadêmica.

Atualmente o acesso sem fio à Rede Acadêmica do câmpus Pelotas não contém qualquer tipo de autenticação, ficando a rede totalmente descoberta de qualquer tipo de proteção ou segurança de dados. E, infelizmente, para restringir o seu uso inadequado, o Deti optou por limitar alguns serviços que trafegavam livremente por essa rede, principalmente serviços que envolvam mídia de imagem, vídeo e/ou áudio.

A implantação de um sistema de gestão da segurança da informação está de acordo com as normas ABNT-NBR-ISO IEC-27001, ABNT-NBR-ISO IEC-27002 e as recomendações contidas no “Manual de Boas Práticas em Segurança da Informação” do Tribunal de Contas da União (TCU).

Paralelamente a essa limitação, o setor está trabalhando na implantação de um serviço de autenticação, assim, todo o aluno poderá acessar a Rede Acadêmica sem fio através de usuário e senha individuais e pessoais.

Salientamos que o uso pedagógico dos serviços que envolvam esse tipo de mídia está liberado nos laboratórios de informática, não acarretando ao aluno prejuízo em suas atividades de ensino/aprendizagem.

Informamos também que serão colocados pontos de rede nos locais em que há necessidade de uso dos serviços que eventualmente tenham sido limitados na rede sem fio, mediante solicitação.

registrado em: , , ,