Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleições 2017: saiba como será o processo eleitoral

Eleições 2017: saiba como será o processo eleitoral

Eleições

Votação em 1º turno acontece no dia 23 de março.
publicado: 10/03/2017 16h57, última modificação: 10/03/2017 16h57

Um novo processo democrático teve início no IFSul. A partir da publicação do regulamento das eleições pelo Conselho Superior do instituto, começou o processo de escolha do novo reitor do IFSul e dos diretores-gerais dos câmpus Bagé, Camaquã, Charqueadas, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.

Na eleição em 1º turno, marcada para o dia 23 de março, os eleitores deverão indicar o candidato de sua preferência para reitor e diretor-geral do seu câmpus de origem. Poderão votar os servidores ativos do IFSul e os estudantes regularmente matriculados. A votação será facultativa e secreta.

Para fins de classificação dos candidatos, os votos de docentes, técnico-administrativos e discentes terão o mesmo peso. Será declarado eleito o candidato que obtiver percentual de votação superior à soma dos percentuais de votação dos demais candidatos. Caso a eleição não seja decidida no primeiro turno, será realizada nova votação em segundo turno.

Responsável pela organização das eleições, a Comissão Eleitoral (COE) central delibera, com autonomia plena, todas as questões relativas ao processo eleitoral. Já as COEs locais são responsáveis por organizar as atividades em cada câmpus.

Para entender melhor o processo, confira, a seguir, algumas informações importantes sobre as eleições no instituto. E não se esqueça: todas as publicações oficiais relativas ao processo eleitoral são disponibilizadas no site do IFSul, no link Eleições. É lá que se encontra o regulamento, documento oficial que rege todo o processo eleitoral no instituto!

Campanha

Os candidatos aos cargos de reitor e de diretores-gerais dos câmpus poderão divulgar as suas propostas, em campanha eleitoral, de 9 a 22 de março. Nesse período, obedecendo às determinações do regulamento, os candidatos poderão expor seus programas e propostas em visitas às unidades do IFSul e em reuniões com os eleitores.

No site do instituto, também será disponibilizado um espaço para que os candidatos publiquem, sob sua inteira responsabilidade, um documento com informações sobre a sua candidatura.

Debates

Ao longo do período destinado à campanha, está prevista a realização de debates entre os candidatos. No câmpus Pelotas o debate com os candidatos a Reitor ocorrerá no dia 22 de março às 17h. Já o debate com os candidatos à direção-geral do câmpus está marcado para o dia 16 de março (quinta-feira) nos três turnos: manhã às 10h, tarde às 16h e noite às 20h.

A estrutura dos debates também já está definida. Divididos em quatro blocos, os debates terão um espaço dedicado à apresentação dos candidatos, outro para perguntas feitas entre os candidatos, um terceiro para perguntas da plateia e, por fim, um para considerações finais. Nos blocos de apresentação e de considerações finais, cada candidato terá cinco minutos para manifestação livre, em ordem definida por sorteio no início do bloco.

Votação

Marcada para o dia 23 de março, o 1º turno das eleições terá início às 9h30min e se encerrará às 21h30min nos prédios da Reitoria, nos câmpus e nos respectivos polos de ensino a distância do instituto. Na votação, cada eleitor terá direito a apenas um voto para reitor e um voto para diretor-geral de câmpus, se for o caso.

No ato da votação, todos os eleitores deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto ou carteira de identificação institucional com foto (crachá do IFSul) e assinar a lista nominal de votação. Não serão aceitos documentos de identificação em que, por má condição de conservação, não seja possível identificar claramente o nome do eleitor ou sua foto.

E fique atento: não será permitida a “boca de urna”. O eleitor flagrado nessa situação estará passível de processo administrativo específico.

Confira, a seguir, o cronograma de todo o processo eleitoral:

Cronograma das eleições