Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresa júnior é tema de abertura de ciclo de palestras no câmpus Pelotas

Notícias

Empresa júnior é tema de abertura de ciclo de palestras no câmpus Pelotas

GRADUAÇÃO

Promovido pelo Diretório Acadêmico e pela empresa júnior Equaliza, da engenharia química, evento acontece nesta quarta (9), às 18h, no miniauditório 2
publicado: 07/10/2019 18h32, última modificação: 07/10/2019 18h32

Alunos de cursos de graduação do câmpus Pelotas têm encontro marcado nesta quarta-feira (9), na abertura do ciclo de palestras promovido pelo Diretório Acadêmico e pela empresa júnior Equaliza, ambos da engenharia química da unidade. O tema de estreia será “Mas, então, o que é empresa júnior?”. O evento acontece no miniauditório 2, às 18h, com entrada gratuita.

A palestrante convidada é Josiele Rodrigues, diretora de expansão no Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) de Pelotas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI! Os participante terão direito a um certificado por palestra.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior. Tem como objetivos principais fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e dos próprios acadêmicos, além de elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos e gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico.

O NEJ de Pelotas foi criado este ano. Atua como suporte para as empresas juniores já existentes na região e com o intuito de viabilizar o surgimento de novas. O trabalho do núcleo está alicerçado em quatro pilares: regulamentação, pessoas, execução e mercado.

A diretora de expansão do NEJ aponta que as empresas juniores são de extrema relevância dentro das instituições de ensino, levando o estudante a se atualizar em relação ao mercado e a ter uma visão mais prática do que acontece fora da sala de aula, possibilitando que ele possa lidar com pessoas e situações variadas, transitando em diferentes áreas de atuação de uma empresa, como gestão de projetos, marketing, entre outras. .

 “A Equaliza, a nossa primeira empresa júnior, foi criada pensando justamente nisso. Por meio desses ciclos de palestras, queremos abordar vários temas, mas todos eles voltados à questão das chamadas soft skills, que são as inúmeras competências e habilidades subjetivas que nosso aluno pode e deve desenvolver, indo além da sala de aula”, ressalta o professor Jander Monks, coordenador do curso de engenharia química do câmpus Pelotas.

Sobre a palestrante

Diretora de expansão no Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) de Pelotas e convidada para ministrar a palestra desta quarta-feira (9), Josiele Rodrigues é graduanda em agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialista em produção e uso de plantas ornamentais e bioativas e técnica ambiental, ambos pelo IFSul/câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Trajetória no movimento de empresas juniores

2017/1: trainee administrativa-financeira Ecape Jr.

2017/2: diretora administrativa- financeira Ecape Jr.

2018/1 e 2018/2: diretora-presidente Ecape Jr.

2019/1 e 2019/2: consultora de projetos Ecape Jr.

2019/1 e 2019/2: diretora de expansão NEJ Pelotas.

 

Josiele Rodrigues, diretora de expansão no Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) de Pelotas.