Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresa júnior Equaliza é aprovada em programa de treinamentos da Ambev

Empresa júnior Equaliza é aprovada em programa de treinamentos da Ambev

ENSINO SUPERIOR

Durante seis meses, membros da equipe poderão participar de capacitações e mentorias com profissionais
publicado: 29/04/2021 11h45, última modificação: 29/04/2021 13h11

A empresa júnior (EJ) Equaliza, composta por estudantes do curso de engenharia química do câmpus Pelotas, foi aprovada em um programa de treinamentos da Ambev, companhia brasileira especializada na produção de bebidas e detentora de marcas como a Brahma e Skol. O objetivo do projeto foi selecionar entidades estudantis a nível nacional para participarem de capacitações em gestão e mentorias com funcionários voluntários da organização. Motivados pela oportunidade de aprendizado e desenvolvimento a partir de uma empresa que é referência no mercado, os estudantes vão participar, durante seis meses, de encontros para falar sobre a gestão, estratégia e estrutura da EJ.

Para a presidente da Equaliza, Mariana Bones, participar de um programa da Ambev é uma conquista digna de muita comemoração. Por ser uma companhia sólida, a iniciativa gera credibilidade e visibilidade para a empresa júnior.

“Acreditamos que todos os treinamentos e mentorias ofertados nos ajudarão a crescer e a encontrar soluções inovadoras cada vez mais assertivas para o mercado”, ressalta.

O processo seletivo foi realizado totalmente online. A primeira fase, iniciada no mês de março, consistiu no preenchimento de um formulário para contar a história da empresa e selecionar alguns pontos nos quais a Ambev poderia auxiliar. Na segunda fase, os estudantes participaram de uma entrevista coletiva e puderam conhecer outras entidades espalhadas pelo Brasil. A partir de agora, eles serão acompanhados por um mentor e um estagiário da Ambev. No decorrer do projeto, serão marcadas reuniões com o intuito de estruturar o planejamento e a solução dos problemas, destacando pontos que podem ser melhorados na Equaliza. Por meio dessas informações, o grupo vai definir um projeto prático, que será apresentado para todos os participantes ao final do programa.

A professora orientadora da Equaliza, Camila Calgaro, afirma que a ação vai possibilitar a interação, aprendizado e desenvolvimento dos alunos e da própria empresa júnior. Por meio dessa experiência, será possível vivenciar e conhecer na prática as estratégias de gestão de uma organização de sucesso, fazendo com que os estudantes tenham maior proximidade com uma possível área de atuação.

“A possibilidade de atuar em um programa da Ambev como empresários juniores aproxima os estudantes do mercado de trabalho, ou seja, possibilita que se desenvolvam por meio da aproximação da teoria com a prática e a partir da visão e de ensinamentos de uma companhia do porte da Ambev, o que é sensacional. Com certeza isso os motivará na busca por boas oportunidades como futuros engenheiros químicos”, destaca.

Para a professora, a participação dos estudantes no programa também traz visibilidade ao curso de engenharia química, mostrando que os professores estão no caminho certo, desenvolvendo os alunos a partir de projetos de extensão e pesquisa. A oportunidade permite que os alunos tenham diferentes experiências durante a graduação, motivando voos cada vez mais altos.

O coordenador da engenharia química, Jander Monks, destaca que o edital aprovado pela Equaliza junto à Ambev vai beneficiar os estudantes, favorecendo que temas como empreendedorismo, inovação, gestão de projetos e trabalho em equipe sejam desenvolvidos durante a trajetória acadêmica.

“Isso está conectado ao perfil formador do engenheiro químico e traz muitos benefícios para a formação integral dos estudantes. Com certeza o projeto também beneficia o curso, melhorando a formação de todos", finaliza Monks.

Composta por 13 integrantes, a Equaliza é a primeira empresa júnior do IFSul e surgiu para que o estudante da engenharia química pudesse trabalhar na prática sua capacidade de gestão, ampliando experiências, contatos com outras pessoas e visão de mercado.