Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia Elétrica é destaque em avaliação do Guia do Estudante

Engenharia Elétrica é destaque em avaliação do Guia do Estudante

CURSOS SUPERIORES

Curso recebeu três estrelas e constará no GE Profissões Vestibular 2018, da editora Abril
publicado: 04/09/2017 09h50, última modificação: 05/09/2017 11h51

A Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas ganhou o Selo de Qualidade Melhores Universidades de 2017 em recente avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante, da editora Abril. A graduação obteve três estrelas e estará na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir de 16 de outubro.

"Esse destaque concedido pelo Guia do Estudante é mais uma prova de que a nossa Engenharia Elétrica está no caminho certo. O resultado é fruto de um curso muito bem estruturado, que conta com um quadro de docentes altamente capacitado, e isso faz toda a diferença na qualidade do ensino oferecida aos alunos que optam por essa graduação", ressalta o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa.

A Engenharia Elétrica do câmpus Pelotas foi criada em 2007 para suprir, à época, a carência de um curso deste tipo - noturno, público e gratuito - e dar conta da crescente demanda por engenheiros na região. Dez anos depois, a decisão da instituição se mostrou acertada. Tanto que, de lá para cá, já foram formados mais de 70 profissionais altamente qualificados para atuar no mundo do trabalho. E não para por aí.

Com um corpo docente composto, em sua grande maioria, por mestres e doutores, o curso, atualmente, é o 5º melhor do país, segundo avaliação baseada no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Já no Rio Grande do Sul está entre os três melhores.

Nos dois Enades em que os estudantes da Engenharia Elétrica do câmpus participaram, foram duas notas 5 consecutivas, sendo que no primeiro, em 2011, o curso obteve o primeiro lugar nacional.

Para o professor e coordenador pedagógico da Engenharia Elétrica, Marcel Souza Mattos, o principal diferencial do curso oferecido pelo câmpus Pelotas são as quatro linhas de formação contempladas ao longo dos cinco anos de estudo: Eletrônica, Eletrotécnica, Telecomunicações, e Controle e Automação.

“Além disso, a qualidade do Projeto Pedagógico do curso foi reconhecida e ele foi escolhido como diretriz para a implantação de engenharias elétricas na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, acrescenta o professor Júlio César Ruzicki, titular do Departamento de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação do câmpus Pelotas.

Na avaliação do Guia do Estudante aparecem outros dois cursos do IFSul: Licenciatura em Física, do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, com quatro estrelas; e Engenharia Mecânica, do câmpus Sapucaia do Sul, com três estrelas. Ambos receberam também o Selo de Qualidade Melhores Universidades de 2017.