Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia química forma sua primeira turma neste sábado (9)

Engenharia química forma sua primeira turma neste sábado (9)

Cerimônia acontece às 19h, no auditório do Colégio Municipal Pelotense
publicado: 08/02/2019 12h05, última modificação: 11/02/2019 17h56

O auditório do Colégio Municipal Pelotense será palco, neste sábado (9), para a formatura da primeira turma do curso superior de engenharia química do câmpus Pelotas. A cerimônia terá início às 19h e contará com a presença de dirigentes da unidade e da Reitoria do IFSul.

Ao todo, sete alunos receberão seus certificados na solenidade deste sábado. A primeira turma de formandos tem como patrono e paraninfo o professor Ricardo Peraça Toralles. Os homenageados da noite serão os professores Diego Gil de los Santos, Gilmar de Oliveira Gomes e Régis da Silva Pereira, e a juramentista será a estudante Daniela Domingues Boeira.

Para o professor e coordenador do curso, Jander Monks, a cerimônia de logo mais tem um significado muito especial.

“É a concretização de um sonho idealizado lá em 2010, com a formatação do projeto inicial do curso. Sem dúvida, nosso sentimento é de dever cumprido”, comemora.

A engenharia química do câmpus Pelotas iniciou suas atividades em julho de 2013. Em 2017, recebeu nota 4 - o máximo é 5 - na primeira avaliação de reconhecimento de curso feita pelo do Ministério da Educação (MEC), na qual foram observados vários aspectos referentes à organização didático-pedagógica, ao corpo docente e à infraestrutura.

A nota coloca o curso na lista dos melhores do Rio Grande do Sul e serve como uma espécie de selo de qualidade, comprovando a excelência do ensino oferecido na instituição e abrindo as portas do mundo do trabalho para os alunos formados nesta graduação.

“Hoje, estamos trabalhando fortemente com pesquisa e disseminando esta cultura junto aos nossos alunos. Além disso, desenvolvemos projetos de extensão em várias áreas e estamos constantemente aprimorando o projeto pedagógico do curso para atender às necessidades atuais do mundo do trabalho”, reforça o coordenador.

Outro ponto positivo, aponta Monks, é a participação de estudantes do curso em intercâmbios na França e no Uruguai. Segundo o docente, os intercambistas têm conseguido um excelente rendimento em suas atividades e projetos, fato que reforça o preparo dos alunos do instituto federal e coloca o ensino praticado na engenharia química do IFSul/câmpus Pelotas no mesmo nível do de outras engenharias oferecidas por importantes instituições do exterior.