Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia química forma sua primeira turma neste sábado (9)

Notícias

Engenharia química forma sua primeira turma neste sábado (9)

GRADUAÇÃO

Cerimônia acontece às 19h, no auditório do Colégio Municipal Pelotense
publicado: 08/02/2019 12h05, última modificação: 11/02/2019 17h56

O auditório do Colégio Municipal Pelotense será palco, neste sábado (9), para a formatura da primeira turma do curso superior de engenharia química do câmpus Pelotas. A cerimônia terá início às 19h e contará com a presença de dirigentes da unidade e da Reitoria do IFSul.

Ao todo, sete alunos receberão seus certificados na solenidade deste sábado. A primeira turma de formandos tem como patrono e paraninfo o professor Ricardo Peraça Toralles. Os homenageados da noite serão os professores Diego Gil de los Santos, Gilmar de Oliveira Gomes e Régis da Silva Pereira, e a juramentista será a estudante Daniela Domingues Boeira.

Para o professor e coordenador do curso, Jander Monks, a cerimônia de logo mais tem um significado muito especial.

“É a concretização de um sonho idealizado lá em 2010, com a formatação do projeto inicial do curso. Sem dúvida, nosso sentimento é de dever cumprido”, comemora.

A engenharia química do câmpus Pelotas iniciou suas atividades em julho de 2013. Em 2017, recebeu nota 4 - o máximo é 5 - na primeira avaliação de reconhecimento de curso feita pelo do Ministério da Educação (MEC), na qual foram observados vários aspectos referentes à organização didático-pedagógica, ao corpo docente e à infraestrutura.

A nota coloca o curso na lista dos melhores do Rio Grande do Sul e serve como uma espécie de selo de qualidade, comprovando a excelência do ensino oferecido na instituição e abrindo as portas do mundo do trabalho para os alunos formados nesta graduação.

“Hoje, estamos trabalhando fortemente com pesquisa e disseminando esta cultura junto aos nossos alunos. Além disso, desenvolvemos projetos de extensão em várias áreas e estamos constantemente aprimorando o projeto pedagógico do curso para atender às necessidades atuais do mundo do trabalho”, reforça o coordenador.

Outro ponto positivo, aponta Monks, é a participação de estudantes do curso em intercâmbios na França e no Uruguai. Segundo o docente, os intercambistas têm conseguido um excelente rendimento em suas atividades e projetos, fato que reforça o preparo dos alunos do instituto federal e coloca o ensino praticado na engenharia química do IFSul/câmpus Pelotas no mesmo nível do de outras engenharias oferecidas por importantes instituições do exterior.