Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Entenda como vai funcionar a eleição para as comissões eleitorais no IFSul

Entenda como vai funcionar a eleição para as comissões eleitorais no IFSul

INSTITUCIONAL

Vídeo produzido pela Pré-COE detalha o passo a passo do processo de escolha dos representantes da comunidade acadêmica
publicado: 21/02/2021 21h00, última modificação: 21/02/2021 21h00

O processo eleitoral do IFSul, iniciado no dia 5 de fevereiro, irá permitir que a comunidade acadêmica eleja o reitor do instituto e os diretores-gerais dos câmpus. O processo deve levar 90 dias, de acordo com cronograma a ser estabelecido pela Comissão Eleitoral (COE). As novas gestões eleitas devem estar à frente do instituto entre 2021 e 2025. O processo segue as regras estabelecidas no Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009.

Em decorrência da pandemia do coronavírus e da suspensão das atividades presenciais no IFSul, a eleição ocorrerá de forma online, através do sistema Helios Voting.

Após os representantes das categorias no conselho (Pré-COEs) elaborarem o regulamento e a eleição das COEs, o resultado é apresentado no Conselho Superior (Consup) para homologação e definição de uma COE Central. A partir daí, é elaborado um novo regulamento para o processo eleitoral em si, contendo também o cronograma eleitoral, com prazos para inscrição das chapas, campanha e datas da consulta à comunidade.

O regulamento deve receber um parecer da Procuradoria Federal da instituição e ser homologado pelo Consup. Após a eleição e homologação do resultado também pelo Conselho Superior, o nome do vencedor da eleição para a Reitoria é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

Confira o vídeo com as informações para eleição das COEs

Regulamento Pré-COE

Regulamento para eleição das COEs

A proposta de regulamento para a eleição das comissões eleitorais dos câmpus e da reitoria, aprovada pelo Conselho Superior do IFSul (Resolução 04-2021), está disponível para consulta até o dia 19 de fevereiro, quando a Pré-Coe irá receber os recursos ao documento, através do e-mail precoe@ifsul.edu.br.

>> Confira aqui o documento

>> Confira o anexo II do Regulamento (para candidatos às COEs)

registrado em: , ,