Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escolha a “Flor do Sal” para ser a nova marca de Pelotas

Escolha a “Flor do Sal” para ser a nova marca de Pelotas

CONCURSO

Votação está aberta até as 9h de sexta (7), pelo link www.pelotas.com.br/votacao
publicado: 05/07/2017 11h59, última modificação: 05/07/2017 11h59

Quem ainda não votou tem até as 9h desta sexta-feira (7) para ajudar a nossa “Flor do Sal” a se tornar a nova marca de Pelotas. Desenvolvida por estudantes dos cursos de Design do IFSul/câmpus Pelotas, a arte retrata a pujança de Pelotas de forma criativa, tendo como base conceitual o desenvolvimento econômico, a cultura e a tradição da cidade.

>>> Para votar na nossa “Flor do Sal” (Proposta 2), CLIQUE AQUI.

A votação popular é totalmente virtual, onde o votante deverá registrar seu nome e CPF para participar, garantindo, assim, um voto por pessoa. O dispositivo estará disponível nos sites da prefeitura, Câmara Municipal e das instituições participantes.

Para incentivar a participação popular, foi instalado um computador no Mercado Central de Pelotas. A votação começou no dia 1º de julho e vai até as 9h do dia 7 de julho.

Disputam a grande final a “Flor do Sal” (Proposta 2), criada por alunos do Bacharelado em Design e do curso técnico em Comunicação Visual do IFSul/câmpus Pelotas, e a arte desenvolvida (Proposta 1) por estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A marca vencedora irá identificar e promover o turismo, o comércio e as instituições locais, independentemente de logotipos criados pelos futuros governos, e estará disponível ao Poder Público e à iniciativa privada.

Conheça mais sobre a nossa “Flor do Sal”

A proposta de marca para a cidade de Pelotas, representada pela “Flor do Sal”, apresenta três plataformas de conceitos que fundamentam a sua construção formal, segundo seus idealizadores.

A primeira delas é a ideia de que o município apresenta uma trajetória de desenvolvimento econômico e cultural que acaba gerando um imaginário social em muito pautado pela ideia de tradição, o que é traduzido, por exemplo, nos prédios do Centro Histórico.

A segunda plataforma foi construída através de uma extensa pesquisa com coleta de dados qualitativos, a partir dos quais foi possível extrair quatro eixos conceituais que traduzem as características fundamentais da cidade: (1) costa doce, (2) turismo rural, (3) Pelotas cultural e (4) negócios e eventos.

A terceira e última plataforma vem de uma referência artística de um dos ícones da história da cidade: Mário Osório Magalhães, ao escrever o poema "A Flor Do Sal", para homenagear e relatar o desenvolvimento de Pelotas, toma como analogia o fenômeno da natureza "flor de sal" -- a cristalização do sal à superfície da água do mar -- para construir uma metáfora referente ao florescimento econômico da cidade na época das charqueadas.

A partir dessas três perspectivas -- tradição, quatro eixos, flor de sal -- é que se dá a construção formal desta proposta: a tipografia principal, uma serifada neoclássica, tem uma configuração tradicional baseada nos espaçamentos entre letras dos frontões de Roma, utilizando-se da combinação de versaletes e versais, evocando a atmosfera de um passado que deve ser respeitado; as quatro pontas do símbolo, que apontam para um futuro a ser explorado, mas sempre partindo de um centro de interesse em comum; a forma geral do símbolo, fazendo referência tanto a uma flor quanto aos desenhos ornamentais da arquitetura pelotense.

Quanto às cores, a proposta é que a marca seja sempre monocromática, sendo aplicada em cores diversas sobre fundo branco, sendo a paleta especificada na elaboração do manual de identidade visual.