Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante organiza rifa solidária para ajudar moradores de rua

Estudante organiza rifa solidária para ajudar moradores de rua

INICIATIVA

Bilhetes estão sendo vendidos por R$2,00. O prêmio será uma cesta de Dia dos Namorados
publicado: 31/05/2017 09h11, última modificação: 05/06/2017 10h32

Sensibilizado com o drama vivido por moradores de rua de Pelotas, Gabriel Gaia Duarte decidiu agir. Com ajuda de familiares, amigos e colegas de escola, o estudante do 3º semestre do curso técnico em Eletrotécnica lançou uma rifa solidária com o objetivo de arrecadar recursos para a compra de cobertores, que serão doados aos sem-teto. São 340 bilhetes, ao preço de R$2,00 cada. No dia 12 de junho haverá o sorteio, e o vencedor ganhará uma cesta alusiva ao Dia dos Namorados, recheada com chocolates, vinho, canecas e um porta-retrato para eternizar momentos marcantes do casal.

Foi no trajeto até o câmpus Pelotas que Gabriel, 17 anos, começou a esboçar a ideia da rifa. Entre as praças Coronel Pedro Osório e Cipriano Barcelos (ao lado do Pop Center), o cenário, conta, é desolador, principalmente no início da manhã. São homens, mulheres e crianças vivendo ao relento e assolados pelas baixas temperaturas, e foi essa dura realidade que acabou tocando o coração do estudante.

“Nesse meu caminho, observo inúmeros moradores de rua tapados apenas com pequenos lençóis ou alguns pedaços de cobertor. Isso me chamou muita atenção, ver o quanto nós temos e outros praticamente não têm nada”, lamenta.

A venda dos 340 números da rifa vai render um total de R$680,00. Até o momento, segundo Gabriel, foram vendidos cerca de 70% dos bilhetes.  A expectativa dele é de que, até 12 de junho, data do sorteio, essa marca tenha chegado aos 100%. Mas se não der, ele avisa: “vou tirar do meu bolso se for preciso”.

Gabriel e a mãe fazem contatos diários com malharias e lojas do ramo em busca de um menor preço para os cobertores. O valor mais em conta até agora foi de R$40,00 a unidade. Muito bom, segundo ele, mas a dupla segue pechinchando.

“Quero adquirir o maior número possível de cobertores e, depois, poder ter a imensa alegria de distribuí-los ao maior número de moradores de rua que eu conseguir”, ressalta o estudante, que atualmente realiza estágio na Coordenadoria da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias (COCHTEC) do câmpus Pelotas.

Sentindo na pele

Poucos sabem, mas Gabriel também viveu um drama pessoal. Aos 7 anos, com a morte do irmão mais velho, ele e a mãe passaram por um imbróglio judicial e acabaram perdendo todos os bens. Até os 14 anos, enfrentou diversas dificuldades financeiras até se reerguer novamente, graças à ajuda de familiares e pessoas mais próximas. Talvez seja esta a razão pela qual o espírito solidário esteja tão impregnado em Gabriel.

“Após esse episódio, comecei a ver a vida de uma outra maneira. Tenho prazer em ajudar o próximo, e é essa atitude que quero ter para o resto da minha vida”, revela.

Quem quiser ajudar o Gabriel com a rifa solidária basta procurá-lo na COCHTEC (sala 438-C), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Campanha

Gabriel adianta que, em breve, fará contato com a diretoria social do Grêmio Estudantil do câmpus Pelotas para organizar e lançar oficialmente uma campanha para arrecadação de agasalhos. Os principais pontos do projeto já estão sendo estudados por ele, e uma das ideias é conversar com a direção da escola para que seja autorizada a colocação de caixas no saguão, nas quais estudantes e servidores possam depositar suas doações.