Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de cursos técnicos realizarão prova do Saeb nos dias 6, 7 e 8 de dezembro

Notícias

Estudantes de cursos técnicos realizarão prova do Saeb nos dias 6, 7 e 8 de dezembro

EDUCAÇÃO

Aplicadas nas redes pública e privada, avaliações servem para traçar um diagnóstico da educação básica brasileira
publicado: 26/11/2021 16h29, última modificação: 26/11/2021 16h32

Foi divulgado nesta sexta-feira (26) o cronograma de aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Estudantes do câmpus Pelotas, de sete cursos técnicos, realizarão os testes entre os dias 6 e 8 de dezembro, conforme relação publicada pela unidade de ensino.

>> Confira aqui as datas, locais e horários das provas

 O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação (MEC)

registrado em: , ,