Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-alunos da ETP comemoram cinquentenário de formatura

Ex-alunos da ETP comemoram cinquentenário de formatura

A partir desta sexta-feira (2), a emoção vai falar mais alto para os formandos da turma de 1966, dos cursos técnicos industriais da saudosa Escola Técnica de Pelotas (ETP). Até sábado (3), o grupo de 30 ex-alunos estará em Pelotas para celebrar os 50 anos do dia que se tornou um divisor de águas na vida destes senhores, hoje setentões e cheios de saudade dos tempos em que começaram, na instituição, a traçar o seu futuro profissional.
publicado: 14/12/2016 11h01, última modificação: 14/12/2016 13h12

O encontro é realizado a cada cinco anos, desde 1971. Para os organizadores, a comemoração este ano é emblemática, por se tratar justamente do cinquentenário da formatura dos cursos técnicos industriais, que na época abarcava os cursos de eletrônica, eletrotécnica e mecânica.

“A ETP era tudo para nós. Muitos vinham de outras cidades para poder estudar aqui e se preparar para os desafios da vida e para o mundo do trabalho. Além disso, também oferecia regimes de internato e semi-internato e assistência médica e odontológica”, conta Gilfredo Renck, um dos organizadores do evento e formando da turma de 1966.

Renck, que também foi professor na instituição até se aposentar, em 2014, destaca que as famílias da época colocavam seus filhos na ETP porque tinham a certeza de que eles seriam absorvidos pelo mundo do trabalho. De fato, esse sentimento se concretizava na prática. Para se ter uma ideia, do grupo de 30 ex-alunos que estarão no encontro, nesta sexta e sábado, todos alcançaram o sucesso profissional. Muitos são advogados, engenheiros, entre outras profissões, e construíram suas vidas fora de Pelotas, em cidades como Florianópolis (SC) e São Luís (MA), por exemplo.

“Existe um sentimento de gratidão muito grande da parte de todos eles. Muitos vão pisar pela primeira vez aqui na escola, após 50 anos. Ao visitar as dependências da instituição, certamente, passará um filme na cabeça de todos”, destaca Renck.

Além do grupo de ex-alunos, está confirmada a presença de três professores da época: Eni Fetter Zambrano, Silmar Köpp e Pedro Prietto, paraninfo dos formandos de 1966.

Programação

Depois de seis meses de planejamento, incluindo contatos via redes sociais, os organizadores concluíram a programação do encontro desta sexta e sábado, que está sendo chamado de “Jubileu de ouro da formatura de 1966”.

O diretor-geral do câmpus Pelotas, Rafael Blank Leitzke, já esteve reunido com a comissão organizadora e confirmou o apoio necessário para a realização do evento. O dirigente elogiou a iniciativa e disse estar orgulhoso em poder sediar um momento tão especial como o cinquentenário de formatura da turma de 1966.

A primeira atividade da programação acontece às 19h de sexta-feira, com uma recepção aos convidados na residência do ex-professor Gilfredo Renck (foto). No sábado, às 9h, no câmpus Pelotas, está previsto o descerramento de uma placa comemorativa ao evento e, logo depois, às 10h, haverá uma palestra com o psicólogo Vilnei Varzim sobre o tema “Valores humanísticos e tecnológicos: legado da ETP” e a exibição de um audiovisual, contando parte da história da instituição de ensino. Ao meio-dia, no restaurante Santo Antônio Grill, no Laranjal, será realizado um almoço festivo, encerrando oficialmente o encontro.