Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição “Meninos de rua” questiona visão estereotipada da sociedade

Exposição “Meninos de rua” questiona visão estereotipada da sociedade

ARTE

Último dia de visitação será nesta sexta-feira (10)
publicado: 10/02/2017 11h42, última modificação: 10/02/2017 11h42
Exibir carrossel de imagens Artista Brenda Klein apresenta série de dez desenhos feitos à mão

Artista Brenda Klein apresenta série de dez desenhos feitos à mão

Uma exposição artística montada no saguão do câmpus Pelotas está colocando em xeque o conceito de “meninos de rua”. Através de uma coletânea de desenhos autorais, a estudante Brenda Klein, 16 anos, do curso técnico em Comunicação Visual, quer mostrar que a expressão popularmente utilizada para se referir a crianças carentes que vivem ao relento não passa de puro estereótipo.

“Qualquer um pode ser menino de rua. Todos nós podemos estar em diferentes ambientes e sermos considerados um menino de rua, cada qual com sua personalidade, seu jeito de se expressar, sua atitude e seu estilo de vida. ´Estar` na rua é diferente de ´morar` na rua”, explica Brenda.

“Meninos de rua”, aliás, dá nome à primeira exposição da vida da estudante e está aberta a visitação até esta sexta (10). Ao todo, são dez desenhos feitos e coloridos à mão por Brenda. Os quadros estão distribuídos em pares ao longo de cinco painéis montados no saguão.

O talento para o desenho vem desde cedo. A estudante conta que aos 3 anos, incentivada pela mãe, já aprontava maravilhas com o lápis em punho. Com o tempo, foi aprimorando os traços até criar a própria identidade artística.

“Minha característica principal é desenhar figuras humanas distorcidas e abusar das cores”, conta ela, que acaba retratando nas obras boa parte do gosto pessoal, como a natureza, os grafites, a arte circense e a cultura urbana.

“Meninos de rua” foi exposta pela primeira vez na Biblioteca Pública de Pelotas, no final do ano passado. Com a exibição no câmpus Pelotas, Brenda ressalta que o número de fãs aumentou. Até a página criada há mais ou menos um ano no Facebook, onde ela costuma publicar a sua arte, acabou recebendo muito mais curtidas que o habitual.

Empolgada com o resultado, Brenda já pensa na próxima exposição, que já tem até nome: “Seres Elementais”. A proposta, revela, é mostrar desenhos de personagens famosos em folclore, contos e lendas, como fadas, sereias, entre outros. Mas todos com a mesma marca característica da artista, que são as representações distorcidas e muita cor.

“Antes de saber desenhar, acredito que o mais importante é saber ver e imaginar”, finaliza.