Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição "Cartunistas pelo Trabalho" está disponível no saguão do câmpus

Exposição "Cartunistas pelo Trabalho" está disponível no saguão do câmpus

EXPOSIÇÃO

Atividade acontece em paralelo com a exposição "Crítica e Reconhecimento”
publicado: 07/05/2018 17h09, última modificação: 08/05/2018 15h49

A Coordenadoria de Atividades Culturais (Coac), vinculada à Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex) do câmpus Pelotas, apresenta, até o dia 18 de maio, a exposição "Cartunistas pelo Trabalho". Organizada pela primeira vez em 2005 pelo Vagão do Humor, a primeira edição aconteceu simultaneamente na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, e na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, reunindo trabalhos de cartunistas de todo o país e do exterior.

Conforme destacam os organizadores da exposição, com as novas questões surgidas nos últimos anos, como a pressão política e empresarial para a perda de direitos trabalhistas, debates como o assédio moral e sexual, e demais fatos políticos, os cartunistas gaúchos reuniram-se e resolveram realizar este debate em humor gráfico sobre a atualidade do trabalhador brasileiro de 2018, tendo sua primeira montagem no IFSul/câmpus Pelotas.

A atividade acontece em paralelo com a exposição "Crítica e Reconhecimento", organizada pelas professoras Camila Dalcin e Luciene Lauda, apresentando a produção de diversos cartazes criados pelos alunos do 6º semestre do curso técnico em Comunicação Visual, com abordagens sobre direitos humanos e preconceitos, ocorrendo também no saguão do câmpus, de 7 a 11 de maio.

Os trabalhos podem ser disponibilizado a professores que queiram utilizá-los como material didático em suas aulas. Para prestigiar a primeira edição de 2005 "Cartunistas pelo Trabalho", acesse o site.