Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira no IFSul vai debater o uso de sementes crioulas na alimentação

Feira no IFSul vai debater o uso de sementes crioulas na alimentação

AGROBIODIVERSIDADE

Iniciativa acontecerá no dia 4 de setembro, no câmpus Pelotas-Visconde da Graça
publicado: 17/08/2018 17h21, última modificação: 17/08/2018 17h21

O câmpus Pelotas-Visconde da Graça sediará, no dia 4 de setembro, a 1ª Feira de Sementes Crioulas na Alimentação. A iniciativa, realizada em parceria com o câmpus Pelotas do IFSul, através do curso de engenharia química; Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Embrapa Clima Temperado; Universidad de La República Uruguay e Universidade de Buenos Aires, contará com palestra, mesa-redonda e oficinas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto.

>>> FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO!

Com o tema “Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar”, a feira, que tem a sua origem em um projeto de extensão envolvendo a engenharia química do câmpus Pelotas, será um espaço voltado para aprofundar os conceitos de uso de sementes crioulas, manejo sustentável, segurança alimentar e nutricional. Tem como objetivo promover a interação entre movimentos sociais, agricultores, técnicos, gestores públicos, estudantes e sociedade em geral, contribuindo para o redesenho de sistemas agrícolas em bases sustentáveis.

Da mesma forma, busca ampliar a interação entre agricultores e os demais segmentos ligados à agricultura, integrando também o meio urbano e, ao mesmo tempo, difundindo os princípios da alimentação saudável sob a ótica de uso de uma maior diversidade alimentar a partir do conhecimento da diversidade presente nas variedades crioulas que se encontram no domínio dos agricultores guardiões de sementes.

As vagas para as oficinas de Panificação com sementes crioulas e Pratos Gourmet com produtos crioulos são limitadas - 30 vagas para cada uma -, e os interessados poderão fazer a confirmação durante o processo de inscrição online. A participação nas oficinas não é obrigatória.

Durante a feira, haverá ainda troca e comercialização de sementes e produtos da agricultura familiar.

MANHÃ
08:00 - 9:00 – ENTREGA DE MATERIAIS
9:00 - ABERTURA OFICIAL (Local: miniauditório)
9:30 - PALESTRAS: Sementes crioulas e o uso na alimentação