Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul divulga normativa sobre o trabalho de tradutores e intérpretes de Libras

IFSul divulga normativa sobre o trabalho de tradutores e intérpretes de Libras

AVANÇO

Documento, que trata do planejamento das atividades e da atuação desses profissionais no instituto, foi apresentado oficialmente em live realizada nesta sexta (11)
publicado: 11/06/2021 15h11, última modificação: 11/06/2021 15h15

Em live realizada na manhã desta sexta-feira (11), o IFSul apresentou oficialmente a Instrução Normativa (IN) nº2, de 5 de maio de 2021, que vai nortear as atividades e a atuação dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na instituição de ensino.

>>> ASSISTA À LIVE

“A criação desta instrução normativa é um avanço, tanto para os profissionais de tradução e interpretação de Libras como também para o processo de inclusão em todo o IFSul”, destacou o reitor do instituto, Flávio Nunes.

Para o gestor, o trabalho dos tradutores e intérpretes de Libras (TILs) ganhou ainda mais visibilidade no período pandêmico, no qual as atividades presenciais na instituição deram lugar às remotas, como as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) e dezenas de lives que vêm sendo promovidas desde março do ano passado.

“Câmpus que não tinham TILs passaram a contratar, assim como a Reitoria, para poder dar contas dessas transmissões, dessas ações educativas. Quero agradecer a vocês (TILs) pelo trabalho que realizam, um trabalho importante para a inclusão, para que mais pessoas tenham acesso a uma educação de qualidade, diferenciada, gratuita e pública”, disse o reitor.

Tradutora e intérprete de Libras do câmpus Pelotas, Rúbia Aires, em sua fala na live, comemorou a divulgação oficial da IN. Para a profissional, a construção e implantação do documento qualifica ainda mais o trabalho dos TILs e dá força “à nossa luta pela constituição de equipes de tradutores e intérpretes nos câmpus e na Reitoria, pensando na qualidade do nosso trabalho e no processo de inclusão dos alunos surdos”.

Com tramitação e aprovação em diferentes instâncias do IFSul, a IN nº2 conta com cinco capítulos e seu conteúdo foi elaborado com base na legislação vigente, em estudos na área e em normativas de outras instituições de ensino.

>>> Clique aqui e conheça a Instrução Normativa nº2

Da live realizada na manhã desta sexta-feira, participaram o reitor Flávio Nunes, a diretora de Políticas de Ensino e Inclusão do IFSul, Veridiana Krolow Bosenbecker, e as TILs Rubia Aires, Luciana Kaster, Tânia Madeira e Vanessa Silva.