Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul promove série de palestras alusivas ao Dia Nacional da Libras

IFSul promove série de palestras alusivas ao Dia Nacional da Libras

EVENTO

Primeira rodada começa nesta sexta (23), às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do CPTE no YouTube
publicado: 23/04/2021 09h56, última modificação: 23/04/2021 09h56

Para marcar o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado oficialmente no dia 24 de abril, o IFSul organizou uma série de palestras online que irão abordar o tema e seus desdobramentos tanto para a instituição de ensino como também para a sociedade. Os debates começam já nesta sexta-feira (23), com transmissão ao vivo pelo canal do CPTE no YouTube.

Promovido pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei), setor ligado à Pró-reitoria de Ensino (Proex); e o Grupo de Trabalho (GT) dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do instituto, o evento traz para discussão o tema “19 anos de oficialização da Libras: e o IFSul, como está nesse contexto?”.

Conforme a programação oficial, nesta sexta-feira (23), serão transmitidas as palestras “O desafio de traduzir o vestibular do IFSul para Libras”, ministrada pelo professor de Libras Diogo Madeira e pela tradutora e intérprete de Libras Luciane Kaster, ambos do câmpus Pelotas; e “Libras: possibilidades de conexão com a sociedade”, com o professor de história Valter Lenine, do câmpus Sapiranga.

>>> ASSISTA AQUI!

Os debates serão mediados pela tradutora e intérprete de libras do câmpus Pelotas Tânia Madeira. Na tradução e interpretação, atuarão as profissionais Bianca Cunha, Rubia Islabão Aires e Vanessa Silva.

O evento segue na próxima sexta (30), com mais duas palestras, também às 19h e com transmissão ao vivo pelo canal do CPTE no YouTube.

Saiba mais

O 24 de abril foi oficializado como o Dia Nacional da Libras porque, nesta data, em 2002, foi sancionada a Lei 10.436, que reconhece e torna a Libras a língua oficial da comunidade de pessoas surdas no Brasil.

Dia 30/04 – sexta-feira

Palestras:

“A Libras na comunidade surda – contextos e acessibilidade”

Ministrante: Arthur Kaster – estudante do câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

“O trabalho do tradutor e intérprete de Libras em tempos de pandemia”

Ministrante: Rubia Islabão Aires – tradutora e intérprete de Libras do câmpus Pelotas.

Mediação

Rosane Bom – titular do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) do IFSul.

Tradutoras e intérpretes

Bianca Cunha, Vanessa Silva e Tânia Madeira.